26 abril 2015

Como primeiro romance do escritor José de Alencar, a obra CINCO MINUTOS (1856) conta, através do gênero carta, o relato de um amor misterioso, cuja revelação só pode ser compreendida ao final da obra. Cinco minutos foi o tempo que o rapaz se atrasou; quando tomou o ônibus, conheceu uma mulher e por ela se apaixonou. Após muito procurar pela voz misteriosa, já que ele não viu o rosto da desconhecida, conseguiu apenas a resposta de que não poderiam se relacionar pela própria moça. Ela viaja, ele a segue, eles se encontram, se declaram e ele tenta achar uma carta da amada.

Na carta ela revela estar doente e que está privando-se do amor, apenas para não sofrer a dor da separação, sabendo que iria morrer. Ele persegue-a até a doca onde está o paquete que a levará a Europa e, perdendo o navio, espera pela embarcação seguinte. 

Na Europa, encontra-se com ela e consegue beijá-la. O beijo parece recuperar a saúde de Carlota. Seria o começo de um final feliz.
Eles casam-se e permanecem na Europa por um ano. No retorno ao Brasil, vão para o campo. Através do gênero carta,  este livro é um exemplo clássico do Romantismo ao mostrar um amor puro, casto, duradouro e idealizado, o que compreende características bem específicas da fase romântica da nossa literatura.

Livro para baixar: 1.http://www.elivros-gratis.net/livros-gratis-jose-de-alencar.asp


                                        Boa leitura!Professora Marília