16 março 2012

FOTO CEDIDA PELO GOOGLE
O último dia 15 de março foi marcado por várias homenagens  em sites e redes sociais ,  na comemoração dos supostos 50 anos da personagem Mafalda. Entretanto,  de acordo com o cartunista argentino Quino, criador da personagem, ela só comemorará seu 50º aniversário em 2014.

Em site oficial, Quino publicou a seguinte declaração: "O dia da primeira publicação de Mafalda foi em 29 de setembro de 1964, na revista Primera Plana. Para Quino, esse é o dia do nascimento da Mafalda como personagem de quadrinhos. Qualquer outro cálculo está incorreto".

Quem é Mafalda ? Essa garotinha de apenas 06 anos, mas com atitudes críticas bem avançadas,  tornou-se a personagem emblemática das tirinhas irreverentes. Hoje, em especial para o ensino Médio, em uma das unidades em que leciono, o destaque foi para ela. Surpreendentemente, os alunos evidenciaram a função fática presente nas tirinhas da personagem, quando o objetivo da mensagem é de estabelecer a comunicação. Observamos a abertura dos diálogos, constituídos de frases feitas, com efeito de humor , no encontro efusivo de personagens como Mafalda e Susanita.

As indicações das figuras de linguagem fazem parte de um contexto em que os elementos da comunicação, explorados durante toda a primeira etapa, oferecem recursos para o reconhecimento das marcas de autoria em diferentes gêneros discursivos.

A teoria da comunicação uniu-se ao aniversário não confirmado da personagem argentina, que ganhou o mundo e, apesar de estar muito próxima de viver a metade de um século, ainda permanece com a jovialidade e irreverência das garotinhas que aprenderam a questionar o mundo à sua volta.

Com estilo e figurino que não declaram sua idade ao primeiro olhar, Mafalda é uma criança adulta ou uma adulta no corpo de criança. O fato é que ela veio ao mundo para indagar, criar situações humanistas que se repetem em muitas frases com ideais de justiça, liberdade e democracia. Não gosta de sopa, mas suspira pela maior banda de rock de todos os tempos: Os Beatles.

Na série, ainda surgem personagens burlescos como  Susanita, um menina fútil, que sonha com um marido rico e vive fazendo fofocas. Miguelito, amigo de Mafalda, tem bom coração e grande personalidade, mas não consegue entender tudo que a amiga pensa e faz. Apresenta um egocentrismo que se confronta com os argumentos pacíficos e humanitários de Mafalda. Liberdade é a menina simples e minúscula e Burocracia é a tartaruguinha que ganhou de presente do pai.

No caminho dos 50 anos, Mafalda continua jovem e encantadora no mundo todo. Seu discurso é marcado pela crítica e sua popularidade é a prova de que ela ainda vai viver por muito tempo como uma estrela no universo dos quadrinhos.

               Bom final de semana! Amei nossas intervenções artísticas!
                                                     Professora Marília Mendes