05 março 2015

Ele está chegando. Parece que saiu do forno, mas, não! Todo o mistério de Edgar Allan Poe começa a ser desvendado agora. Teremos muitas atividades relacionadas à leitura da obra, começando com o famoso The Black Cat (O gato preto)

  • O ENTERRO PREMATURO– Edgar Alan Poe. Ed. Besouro Box 
    Fiquem ligados! Professora Marília Mendes 
 
Quando uma obra literária se torna um clássico, é difícil imaginar a técnica que o escritor empregou ao produzi-la. Além do talento, a técnica literária é importante para um artista das letras manter a qualidade de suas produções.

O
site norte-americano Open Culture compilou os conselhos que Edgar Allan Poe deu para produzir poemas e romances vívidos. As dicas foram retiradas do texto "The philosophy of composition" ("A filosofia da composição", em tradução livre).

Confira as sete dicas:

1 Saiba o desfecho antecipadamente, antes de começar a escrever
Para Poe, logo que o autor começar a escrever, ele deve manter o final do enredo à vista, para dar à história um toque de "consequência" e inevitabilidade

2 - Mantenha o texto curto
O escritor argumenta que uma obra literária deve ser curta para que o espectador seja capaz de lê-la de uma vez. Para ele, se o escritor força o leitor a pausar a leitura, os seus afazeres o interferem e quebram a totalidade da produção. "É certo que em alguns gêneros da prosa [..] não se exige a unidade, porque aquele limite pode ser traspassado. Sem embargo, nunca será conveniente traspassá-lo em um poema"

3 - Decida sobre o efeito desejado
O autor deve decidir antecipadamente qual a impressão que deseja passar para o leitor. Poe exemplifica com "O Corvo", poema que ele quis que levasse as almas sensíveis às lágrimas.

4 - Escolha o tom da obra
Poe exemplifica com "O Corvo" como a escolha do tom da obra deve permanecer até o fim. Neste caso, foi a melancolia, sentimento que, segundo ele, "é o mais idôneo dos tons poéticos". Assim, decidindo este aspecto, o autor pode escolher outras ferramentas e técnicas de linguagem para empregar.

5 – Determine o tema e a caracterização da obra

De acordo com o tom de um texto, Poe aconselha a determinar o tema e o tipo de caracterização dos personagens. No caso de "O Corvo", a morte foi escolhida por ser o tema mais melancólico de todos. Aliá-la à beleza, como na morte de uma pessoa bonita, foi o modo que o autor escolheu para caracteriza o personagem e deixar o texto mais poético.

6 - Estabeleça o clímax
Estabelecendo o momento em que o clímax se dá, Poe acredita que fica mais fácil determinar o ritmo, a métrica, o comprimento e a harmonia geral do texto. Assim como na etapa de planejamento, ele recomenda que a escrita tenha seu começo no fim.

7 - Determinar o cenário
Só após esclarecer sua proposta e saber como alcançá-la, Poe recomenda decidir situar a cena no espaço. Decidir estes detalhes depois não significa que são "reflexões posteriores", mas que são resultado do trabalho feito anteriormente.


Disponível em <http://revistalingua.uol.com.br/textos/blog-redacao/sete-tecnicas-de-escrita-usadas-por-edgar-allan-poe-339004-1.asp>Acesso em 04/03/2015.

O GATO PRETO: http://www.psb40.org.br/bib/b159.pdf

O DELATOR: http://www.recantodasletras.com.br/contos/2613868

BERENICE:  http://noitesinistra.blogspot.com.br/2013/04/conto-de-terror-berenice-edgar-allan-poe.html#.VP32fy48Wcs

O ENTERRO PREMATURO: http://www.alfredo-braga.pro.br/biblioteca/sepultamentoprematuro.html

O POÇO E O PÊNDULO: http://www.beatrix.pro.br/index.php/o-poco-e-o-pendulo-edgar-allan-poe/