04 maio 2011

Ficou estipulado pela CPLP 
( Comunidade dos países de Língua Portuguesa ) que o dia 05 de maio é o dia da Língua Portuguesa. 
O português avançou e formou comunidades  sólidas , dominando cidades como é o caso de Macau, cidade muito pequena em terras chinesas. Hoje, já são muitos os profissionais que fazem sua carreira, investindo no estudo da língua, por entenderem que as oportunidades estão aí. Os contextos institucionais são determinantes para atender uma língua estrangeira, desenvolvendo terrenos propícios para que o ensino do português torne-se uma oferta como outras  em cursos oferecidos nas universidades, escolas de idiomas e afins.
Enquanto identidade cultural, a língua portuguesa é uma só. O que mudam são as variantes, conforme região, nível de formação e situação. Enquanto os chineses usavam o Inglês para se infiltrarem no mundo moderno, em Macau, por exemplo, o português serviu de ponte para que a china tivesse vínculos com os países que falam a Língua portuguesa.
As mudanças ortográficas do novo acordo, na tentativa de unificar os países de língua portuguesa, trouxeram divergências significativas para todos os países, sobretudo em Portugal, onde a adaptação tem sido mais contestável.
No entanto, aqui no Brasil, ninguém espera por 2012 para ajustar essas mudanças. As escolas e universidades já adotam o novo acordo, mas também não devem apenar seus alunos por não cumprirem, religiosamente ,essa nova ortografia. É bom que fiquemos atentos a essas mudanças, dada a necessidade imposta pela CPLP e, ao mesmo tempo, que o exercício para distinguir a ocorrência comece a ser feito.
Os desafios sempre farão parte de qualquer novidade na língua, mas as oportunidades são evidentes para aqueles que pretendem conhecer um pouco mais sobre a própria língua e sobre os países de Língua Portuguesa.
O estudo do português exige conhecimentos que vão muito além da ortografia. A Literatura e a História também sustentam a formação da nossa mais  rica forma de comunicação verbal. Portanto, estudar e conhecer a nossa língua, para aqueles que a consideram difícil demais, saibam que é esse desafio que vai trazer a oportunidade.Vai depender de você!!!
                                 Um abraço da professora Marília Mendes