08 março 2015

Dicas de como estudar português

Posted by Blog Café Contexto On 16:47 No comments



É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia.
Clarice Lispector

Para o conteúdo do 1º ano, é importante salientar algumas dicas  para o estudo do português:

  • 1. Leia os textos propostos mais de uma vez e sublinhe as principais ideias. Não se esqueça de contextualizar o texto: Quem o escreveu? Onde? Quando? Para quem? Por quê? 
     
  • 2. Saber identificar o gênero textual e o tipo de variedade linguística empregada são aspectos que não podem ser desprezados.

  • 3. Faça anotações. Aprenda a usar o dicionário para ampliar seu vocabulário. São recomendados dicionários como Caldas Aulete, Houaiss e o Aurélio. Fique atento, ainda, às palavras que são consideradas itens lexicais neológicos, o que é termo gírio e em que situações cada tipo se apropria.

  • 4. Na escrita, evite utilizar a gíria e os termos que não estão previstos na variedade padrão. Escreva com clareza. Não exagere em parágrafos longos e/ou desconexos. Preserve a legibilidade da escrita. Também não se limite a fazer cópias, considerando o vasto material para a pesquisa que a internet disponibiliza. Aprenda a fazer paráfrases. Fique atento às normas acadêmicas para a elaboração de trabalhos e obedeça às normas. Elas foram feitas para serem seguidas.

  • 5. No que diz respeito á leitura, leia sempre! Aproveite seu precioso tempo mais com leituras que sejam úteis ao seu momento escolar, o que, certamente, inclui textos de revistas e jornais que atualizem seu conhecimento. Leia livros diferentes. Permita-se questionar as charges, as tirinhas e os cartuns que circulam em diferentes lugares, desde a mídia impressa aos livros didáticos.

  • 6. Atualize-se! O volume de informações que você precisa armazenar para o Enem é vasto e não se limita à sala de aula. Portanto, não se acomode! Não fique parado!

  • 7. Seja disciplinado! Deixe as brincadeiras para o tempo vago. Nas aulas, adote uma postura de um aluno que tem foco, que está preocupado com o futuro. Tenha sonhos e comece a se planejar para que eles aconteçam. Lembre-se de que há milhares de jovens no caminho e que todos querem chegar, mas se você não começar a se preparar desde o 1º ano, você pode não ter tempo suficiente depois. Seja incansável!

  • 8. Quando não estiver estudando, não use as redes sociais como único tipo de entretenimento. Pratique um esporte. Faça uma caminhada. Desligue-se da internet de vez em quando e respire fundo. As redes sociais são importantes nesta etapa, mas de maneira bem subjetiva. Tenha horários. Durma bem e por, no mínimo, 8 horas. Desligue seus aparelhos eletrônicos antes de dormir. Isso faz muita diferença. 
     
  • 9. Estude! Encare o ensino médio como uma etapa de transição e como um portão de entrada para a universidade. Se você não quer ficar de fora, saiba que você vai ter que se esforçar. Seja verdadeiro com seus professores. Questione para aprender a ler criticamente. Pergunte quando não souber. Anote suas dúvidas.

    10. Esteja “logado”para a nova realidade. Surpreenda pelo seu esforço e pela sua capacidade e, não, pela indiferença. Observe a seguir os sites que podem acrescentar informações às aulas de português e para as demais matérias.

  • Não é possível estudar para o Enem só lendo livros de matérias específicas, como os livros didáticos. O melhor modo de se preparar é ficar antenado com o mundo. Procure se informar a respeito do assunto do momento, leia jornais e revistas, assista a documentários sobre assuntos que estão em foco. 
     
  • Seja firme em seus propósitos. Vale aquele velho ditado para reforçar o que eu penso:  NÃO DEIXE PARA AMANHÃ O QUE SE PODE FAZER HOJE! 

    Boa sorte! Que Deus abençoe cada escolha que vocês fizerem!
              Um abraço, Professora Marília Mendes

Na Internet existem fontes interessantes de estudo para se preparar para o Enem. Selecionamos alguns sites que irão lhe auxiliar a estudar online e garantir bons resultados nas provas.
Plantão Enem – Drops
Na sessão Drops, é possível encontrar diversos vídeos com duração de aproximadamente dois minutos, com conteúdo de excelente qualidade e que estão disponíveis também para download.
Plantão Enem – Programas
Nessa sessão estão disponíveis 30 programas, cada programa tem a participação de 3 professores de áreas diferentes de conhecimento, que comentam e dão dicas sobre o Enem.
Plantão Enem – Dúvidas dos Estudante
Nessa sessão, você encontra as respostas para as dúvidas apresentadas pelos estudantes que participaram dos programas, também em formato de vídeo.
Portal publica diariamente dicas, videoaulas, apostilas, notícias e muito mais para você que vai prestar o Enem no final do ano.
Plataforma criada com o objetivo de ajudar os estudantes a tirar suas dúvidas sobre os conteúdos cobrados no Enem. O site conta com mais de 1.400 videoaulas sobre diversos conteúdos.
Site com 250 aulas grátis para o Enem das mais diferentes disciplinas para estudantes de todo o Brasil. É tudo totalmente grátis!
Site desenvolvido para ajudar você a se preparar para os principais vestibulares do país e para a prova do Enem. São mais de 100 aulas online, distribuídas entre 11 disciplinas e ministradas por excelentes professores.
Fundação Getúlio Vargas (FGV)lançou uma plataforma online para disponibilizar gratuitamente conteúdos para estudantes e professores do ensino médio.
Questões que englobam disciplinas e conteúdos das quatros áreas de conhecimento do Enem.
Aulas em vídeo com didática simples e linguagem de fácil entendimento. Matemática, física, química, bioquímica, biologia e história para o ensino médio.
Além de 42 videoaulas, divididas em cinco áreas de conhecimento (Natureza, Números Cultura, Comunicação e Letras), utiliza músicas e textos complementares para explicar as matérias.
No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pela aplicação do Enem, é possível encontrar todas as provas do Enem, de 1998 a 2014, além de seus respectivos gabaritos.

0 comentários :

Postar um comentário

O Café Contexto agradece a sua visita!

Café Expresso