26 maio 2017

Fórum de discussão 03

Posted by Blog Café Contexto On 13:41 14 comments

A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL ESTRATÉGICA- DEFININDO OS CONTORNOS DE UM CONCEITO 
Wilson da Costa Bueno*
Não há dúvida de que os profissionais de comunicação empresarial anseiam
por essa situação exemplar: afinal de contas, ela, se verdadeira, terá consolidado de vez a importância da comunicação no processo de gestão das organizações. Mas, para sermos justos com o conceito e com a realidade, precisamos considerar que a comunicação empresarial brasileira, antes de chegar ao Olimpo, tem ainda que vencer alguns desafios, e que eles, necessariamente, não são tão fáceis de ser superados.
De imediato, é necessário considerar que a comunicação empresarial não
flui no vazio, não se realiza à margem das organizações, mas está umbilicalmente associada a um particular sistema de gestão, a uma específica cultura organizacional e que é expressão, portanto, de uma realidade concreta. Para que a comunicação empresarial seja assumida como estratégica, haverá, pois, necessidade, de que essa condição lhe seja favorecida pela gestão, pela cultura e mesmo pela alocação adequada de recursos (humanos, tecnológicos e financeiros), sem os quais ela não se realiza. A intenção ou o desejo apenas não produz a realidade. 
Logo, se esses pressupostos não estiverem devidamente satisfeitos, será prematuro concluir pelo caráter estratégico da comunicação empresarial. Mais ainda: a comunicação não será estratégica em função unicamente do trabalho mais ou menos competente dos profissionais de comunicação. Há exigências outras que, infelizmente, fogem ao seu controle.  Quais seriam essas exigências?

LEIA O TEXTO COMPLETO EM:
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/viewFile/146/137

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Profª Ms. Marília Mendes

14 comentários :

A Comunicação ''Business''/ Empresarial é tão importante que se fosse consolidada e utilizada como deveria, mudaria até a visão da empresa, claro que são necessárias sim algumas exigências como diz no texto acima ''haverá, pois, necessidade, de que essa condição lhe seja favorecida pela gestão, pela cultura e mesmo pela alocação adequada de recursos (humanos, tecnológicos e financeiros)'' afinal sem esses 'investimentos' se é que podemos chamar assim, não haverá possibilidade de qualquer sofisticação dentro da comunicação estratégica. A comunicação vai muito além do ambiente de trabalho, ela é investida no dia-a-dia no convívio social de todo ser humano que se comunica. Estabelecer uma comunicação business-to-business eficaz é um grande desafio, que requer muita criatividade e objetividade nos argumentos. Mas pode trazer muitos benefícios para quem investe nesta abordagem.

Assinado: O poderoso chefão

Concordamos que a comunicação empresarial é fundamental nas organizações, pois tende a estabelecer boa gestão e melhores resultados.
Para obtermos resultados satisfatórios se faz necessário ter objetividade e clareza nos assuntos pertinentes à empresa como o todo.

Grupo: Master

Podemos citar que é necessário que o gestor entenda como colocar em prática a integridade desse conceito de estratégia; como utilizar o Ethos organizacional, de maneira que a prática de comunicação alcance a todos os níveis de colaboradores; e por fim, analisar se dentro da organização existem as condições básicas para que a comunicação estratégica prevaleça. Essas exigências são de responsabilidade extrema do gestor, que será o mediador para o resultado positivo dessa comunicação estratégica, sem a sua dedicação, capacitação e empenho não é possível alcançar a todos.
Lewandowski

Podemos citar que é necessário que o gestor entenda como colocar em prática a integridade desse conceito de estratégia; como utilizar o Ethos organizacional, de maneira que a prática de comunicação alcance a todos os níveis de colaboradores; e por fim, analisar se dentro da organização existem as condições básicas para que a comunicação estratégica prevaleça. Essas exigências são de responsabilidade extrema do gestor, que será o mediador para o resultado positivo dessa comunicação estratégica, sem a sua dedicação, capacitação e empenho não é possível alcançar a todos.
Lewandowski

Prezados alunos, todos os comentários estão sendo lidos, avaliados pela concisão, lógica no assunto e objetividade.
Saudações cordiais.
Professora Ms. Marília Mendes

De acordo com o texto apresentado em sua totalidade, percebe-se que, antes de saudarmos, com alarde e entusiasmo, a existência de uma comunicação empresarial estratégica, precisamos encarar de frente pelo menos três questões centrais: a primeira delas diz respeito à integridade mesma do conceito de estratégica que tem frequentado o nosso discurso; a segunda refere-se ao chamado ethos organizacional brasileiro em que se insere a nossa prática comunicacional. Finalmente,será preciso considerar se as organizações tem propiciado as condições básicas para que a comunicação estratégica realmente prevaleça.
Pseud.Naza

Como podemos observar a comunicação é uma estratégia frente às batalhas e a forma de como será utilizado pelos gestores fará a diferença entre vencer ou perder uma guerra, portanto cabe a cada profissional estudar para que esta diferença seja vista e refletida de forma positiva dentro da organização que o mesmo está inserido. É preciso estabelecer com clareza qual deve ser o papel estratégico da comunicação dentro da nova realidade empresarial.Repensar a comunicação significa conhecer as idéias que influenciaram a comunidade interna, como ela reage diante das mudanças e como interpretam os novos posicionamentos organizacionais e principalmente sua declaração de missão, visão e valores.acrescentamos ainda que as organizações expressam o desejo do que na realidade eles tem um desejo de ter e manter uma comunicação integrada , responsabilidade social, comunicação interna participativa gestão do conhecimento para chegar num contexto de realizações em se tratar de comunicação.
RETÓRICA

A forma como a comunicação ocorre dentro das organizações, interfere diretamente nos resultados obtidos pelas empresas. Para que haja um boa comunicação empresarial, uma das exigências é a objetividade e a clareza pois deve-se saber expressar a mensagem que quer transmitir, e também saber ouvir o que está sendo passado.

Tagarelando

É DE SUMA IMPORTÂNCIA A PRENASÇA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO E PRINCIPALMENTE PARA QUEM A EXERCE, SABEMOS QUE ELA PASSA POR MUDANÇAS, ESTRATEGIAS E DENTRE OUTRAS, MAS SEM A EXECUÇÃO DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL OS GESTORES PODEM ENCONTRAR ALGUMAS DIFICULDADES, PORQUE É ATRAVÉS DELA QUE A ORGANIZAÇÃO IRA ALCANÇAR LUGAR APLAUSÍVEIS.

ATT: FLICA33

E fato que com uma boa comunicação desde que seja bem elaborada onde ambos opinam, porém levando em consideração que o papel do gestor e passar conhecimentos específicos e profissionais onde o exemplo será o maior em questão para se obter resultados satisfatórios, do contrário transforma esta estratégia invasiva.
DIZ:Batalha

Na época em que a comunicação é extremamente valorizada, é fundamental para o ramo Empresarial a "comunicação empresarial estratégica", em que possui se vários aspectos importantes e necessários para que ela realmente funcione. A organização sendo bem estruturada e sabendo a sua missão, visão e valores, tudo se torna mais fácil desde a diretoria como para os cargos operacionais.
Mas apesar dos avanços cada vez maiores tanto de ferramentas quanto de ideias, ainda possui muito para se melhorar.

Grupo: HUMILDES

Para que a comunicação empresarial seja efetivamente estratégia, deve-se se considerar três questões centrais, no qual o primeiro delas é tomar conhecimento da integridade do conceito de estratégia, considerando que a palavra estratégica não é apenas um mero adjetivo, mas sim um conceito que deve ser conhecido. Tá é preciso conhecer o Ethos Organizacional, no qual é necessário um ambiente específico, cultura da organização ou sistema de gestão, que denomina o nome Administração estratégica, pois cada organização é distinta da outra. E por fim verificar se as organizações tem propiciado as condições básicas para que a comunicação prevaleça estratégica, ou seja, construindo cenários de planejamento adequado, utilizando de recursos humanos, tecnológicos e financeiros, considerando o público alvo e consequentemente gerando novos nichos de mercado.

-Sublimes

A comunicação empresarial, dar a se entender, como uma formalidade no ato de se falar.
Logo, entende-se, que uma comunicação empresarial tem seu grau de importância para os interesses da empresa.

Aurinegro

Postar um comentário

O Café Contexto agradece a sua visita!

Café Expresso