Estas questões foram elaboradas para a disciplina de Comunicação empresarial da Faculdade FIBH-ISEIB.
QUESTÃO
01 (ENADE 2015-Adaptada)
A
paquistanesa Malala Yousafzai, de dezessete anos de idade, ganhou o
prêmio Nobel da Paz 2014, pela defesa do direito de todas as meninas
e mulheres de estudar. “Nossos livros e nossos lápis são nossas
melhores armas. A educação é a única solução, a educação em
primeiro lugar”, afirmou a jovem em seu primeiro pronunciamento
público na Assembleia de Jovens, na Organização das Nações
Unidas (ONU), após o atentado em que foi atingida por um tiro ao
sair da escola, em 2012. Recuperada, Malala mudou-se para o Reino
Unido, onde estuda e mantém o ativismo em favor da paz e da
igualdade de gêneros.
Disponível
em<http://mdemulher.abril.com.br/>
Acesso
em: 18 ago. 2015 (adaptado)
Em
relação aos mecanismos linguísticos de coesão apresentados no
texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre
elas.
I.
No trecho “A educação é a única solução, a educação em
primeiro lugar”, afirmou a jovem em seu primeiro pronunciamento
público na Assembleia de Jovens,”o termo JOVEM funciona como um
elemento coesivo eficiente
PORQUE
II.
Os nomes também funcionam como elementos de coesão e, no texto
acima, o substantivo JOVEM retoma o termo inicial “A paquistanesa
Malala Yousafzai”.
A
respeito
dessas asserções, assinale a opção correta.
A.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa correta da I.
B.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é
uma justificativa correta da I.
C.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma
proposição falsa.
D.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E.
As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO
02 (ENADE 2015-Adaptada)
Há alguns anos, percebe-se uma progressiva mudança da população carcerária dos CDP de São Paulo: além da tradicional parcela de acusados e condenados por crimes patrimoniais com emprego de violência e por tráfico de drogas, passou a integrar o quadro prisional uma parcela da população sem histórico de violência e relativamente debilitada, habitante, majoritariamente, do centro da cidade. Nos últimos três anos, o número de presos provenientes das ruas da região central da capital aumentou significativamente – a maioria deles é presa pela prática de pequenos furtos e/ou porte de drogas. Os casos são, em geral, similares: pessoas que são dependentes de crack e vivem nas ruas são flagradas furtando lojas ou tentando roubar transeuntes, sem o uso de armas. Como são crimes “leves”, os acusados poderiam aguardar a conclusão do inquérito em liberdade.
Disponível
em <https://www.ibccrim.org.br/noticia/13848->Acesso
em 24/03/2016.
Predomina
no texto a função da linguagem
(A)
emotiva, pois o autor expressa seu sentimento em relação ao sistema
carcerário brasileiro.
(B)
fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de
comunicação.
(C)
poética, porque o texto chama a atenção para os recursos da
linguagem.
(D)
conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.
(E)
referencial, porque o texto trata de noções e informações
conceituais.
Leia
o texto seguinte para responder as questões 03 e 04. (Créditos da questão:Professora Marília Mendes)
Grande
parte dos avanços tecnológicos integra o processo evolutivo da
comunicação, conduzindo-nos para uma maior democratização da
informação e, consequentemente, do saber. A comunicação virtual
introduz um conceito de descentralização da informação e do poder
de comunicar. Todo computador, conectado à internet, possui a
capacidade de transmitir palavras, imagens, sons. Não se limita
apenas aos donos de jornais e emissoras; qualquer pessoa pode
construir um site na
internet, sobre qualquer assunto e propagá-lo de maneira simples.
[...]. A internet proporciona a interação entre locutor e
interlocutor, uma vez que, na rede, qualquer elemento adquire a
possibilidade de interação, havendo interconexões entre pessoas
dos mais diferentes lugares do planeta, facilitando, portanto, o
contato entre elas, assim como a busca por opiniões e ideias
convergentes. É nesse ponto que a internet se sobressai, pois
integra e condensa nela todos os recursos de todas as formas de
comunicação, como jornal, por exemplo. Além de apresentar todas as
funções do jornalismo, que, segundo Beltrão são econômica,
social, educativa e de entretenimento, ela é um meio de comunicação
interativo. Além disso, há a questão da dinamicidade e da
interatividade: o espaço virtual, diferentemente de um texto de
jornal ou revista em papel, está constantemente em movimento.
GALLI,
Fernanda. Linguagem da internet: um meio de comunicação global.
In: Hipertexto e gêneros digitais. MARCUSCHI, Luiz
Antônio; XAVIER, Antonio Carlos (Org.). São Paulo: Cortez, 2010, p.
151-2. (adaptada).
QUESTÃO
03(Créditos da questão:Professora Marília Mendes)
A
partir da leitura, marque a alternativa que informa a ideia central
do texto:
A.
A descentralização da informação advinda da internet pode ser
usada a favor dos donos de jornais.
B.
O jornal e a revista em papel devem desaparecer, pois perderam espaço
para as mídias virtuais e sua interatividade.
C.
Todo jornal deve englobar questões socioeconômicas e culturais, a
fim de deixar seu leitor bem informado.
D.
No espaço cibernético, não há uma fiscalização das informações
publicadas, tendo em vista que qualquer um pode criar um site.
E.
A
internet, no processo de evolução da comunicação, possibilitou
uma maior interação entre as pessoas, as quais recebem e publicam
informações sobre os mais diversos temas.
QUESTÃO
04(Créditos da questão:Professora Marília Mendes)
Em
relação aos elementos constitutivos da comunicação presentes no
texto, é correto afirmar que
A.
O RECEPTOR do texto pode ser considerado universal, visto que o
assunto que foi tratado atende a diferentes leitores.
B.
O CÓDIGO apresentado utiliza-se de expressões abreviadas próprias
do internetês.
C.
O REFERENTE no texto está restrito à internet como o único recurso
de todas as formas de comunicação.
D.
O EMISSOR do texto apresenta o espaço virtual como um complicador
para a comunicação entre as pessoas.
E.
A MENSAGEM do texto discute a internet como um meio de comunicação
em que as interconexões são limitadas.
QUESTÃO
05(Créditos da questão:Professora Marília Mendes)
A
administração de Empresas é uma profissão. É também uma ciência
social aplicada, na qual pesquisadores se debruçam sobre os mais
variados fenômenos. Finanças, marketing, recursos humanos, gestão
de operações: cada área abrange centenas de temas continuamente
observados e analisados por exércitos de pós-doutores, doutores e
quase doutores. Tudo em prol da ciência e da prática
administrativa... Teoricamente. A
massa de conhecimento gerado é impressionante. Os 30 periódicos
científicos mais importantes do mundo publicam, cada um, 50 a 60
artigos ao ano. Além dessa seleta lista, há dezenas de outras
revistas acadêmicas, congressos e teses produzindo conhecimentos
muito além da imaginação de qualquer gerente de agência bancária.
Entretanto, como ocorreu em outros campos científicos, a
superespecialização no campo da administração tornou parte dos
artigos e trabalhos desenvolvidos inacessível à maioria dos
mortais.
Disponível
em
<http://www.cartacapital.com.br/revista/776/a-arte-de-turvar-ideias-7661.html>Acesso
em 24/03/2016.Adaptado.
A
análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua
função é:
A.
Criticar a administração de empresas enquanto uma ciência social
aplicada.
B.
Persuadir o destinatário a respeito da necessidade de
superespecialização no campo da administração.
C.
Expor as emoções do remetente em relação ao campo da
administração de empresa.
D.
Informar sobre a importância do que tem sido produzido no campo da
administração e sobre a dificuldade de acesso à parte dos artigos
e trabalhos desenvolvidos.
E.
Aconselhar sobre os melhores meios de especialização no campo da
administração.
QUESTÃO
06
Observe
a charge a seguir e responda as questões propostas.
a)
Identifique e justifique a função de linguagem apresentada na
charge.
b)
No
texto da charge, o encadeamento das fórmulas usadas para estabelecer
contato entre os interlocutores revela o embaraço provocado por uma
situação que dificulta a interlocução. Identifique e explique tal
situação.
Professora Marília Mendes
Mestre em Linguística Aplicada pela UFMG
Especialista em leitura e produção de texto pela UFMG
Professora Mestra de Comunicação Empresarial, Fonética e Fonologia,
Mestre em Linguística Aplicada pela UFMG
Especialista em leitura e produção de texto pela UFMG
Professora Mestra de Comunicação Empresarial, Fonética e Fonologia,