15 maio 2016

 Estas questões foram elaboradas para a disciplina de Comunicação empresarial da Faculdade FIBH-ISEIB.

QUESTÃO 01 (ENADE 2015-Adaptada)
A paquistanesa Malala Yousafzai, de dezessete anos de idade, ganhou o prêmio Nobel da Paz 2014, pela defesa do direito de todas as meninas e mulheres de estudar. “Nossos livros e nossos lápis são nossas melhores armas. A educação é a única solução, a educação em primeiro lugar”, afirmou a jovem em seu primeiro pronunciamento público na Assembleia de Jovens, na Organização das Nações Unidas (ONU), após o atentado em que foi atingida por um tiro ao sair da escola, em 2012. Recuperada, Malala mudou-se para o Reino Unido, onde estuda e mantém o ativismo em favor da paz e da igualdade de gêneros.
Acesso em: 18 ago. 2015 (adaptado)

Em relação aos mecanismos linguísticos de coesão apresentados no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. No trecho “A educação é a única solução, a educação em primeiro lugar”, afirmou a jovem em seu primeiro pronunciamento público na Assembleia de Jovens,”o termo JOVEM funciona como um elemento coesivo eficiente
PORQUE
II. Os nomes também funcionam como elementos de coesão e, no texto acima, o substantivo JOVEM retoma o termo inicial “A paquistanesa Malala Yousafzai”.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E. As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 02 (ENADE 2015-Adaptada)

Há alguns anos, percebe-se uma progressiva mudança da população carcerária dos CDP de São Paulo: além da tradicional parcela de acusados e condenados por crimes patrimoniais com emprego de violência e por tráfico de drogas, passou a integrar o quadro prisional uma parcela da população sem histórico de violência e relativamente debilitada, habitante, majoritariamente, do centro da cidade. Nos últimos três anos, o número de presos provenientes das ruas da região central da capital aumentou significativamente – a maioria deles é presa pela prática de pequenos furtos e/ou porte de drogas. Os casos são, em geral, similares: pessoas que são dependentes de crack e vivem nas ruas são flagradas furtando lojas ou tentando roubar transeuntes, sem o uso de armas. Como são crimes “leves”, os acusados poderiam aguardar a conclusão do inquérito em liberdade.
Disponível em <https://www.ibccrim.org.br/noticia/13848->Acesso em 24/03/2016.
Predomina no texto a função da linguagem
(A) emotiva, pois o autor expressa seu sentimento em relação ao sistema carcerário brasileiro.
(B) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.
(C) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos da linguagem.
(D) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.
(E) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.
Leia o texto seguinte para responder as questões 03 e 04. (Créditos da questão:Professora Marília Mendes)
Grande parte dos avanços tecnológicos integra o processo evolutivo da comunicação, conduzindo-nos para uma maior democratização da informação e, consequentemente, do saber. A comunicação virtual introduz um conceito de descentralização da informação e do poder de comunicar. Todo computador, conectado à internet, possui a capacidade de transmitir palavras, imagens, sons. Não se limita apenas aos donos de jornais e emissoras; qualquer pessoa pode construir um site na internet, sobre qualquer assunto e propagá-lo de maneira simples. [...]. A internet proporciona a interação entre locutor e interlocutor, uma vez que, na rede, qualquer elemento adquire a possibilidade de interação, havendo interconexões entre pessoas dos mais diferentes lugares do planeta, facilitando, portanto, o contato entre elas, assim como a busca por opiniões e ideias convergentes. É nesse ponto que a internet se sobressai, pois integra e condensa nela todos os recursos de todas as formas de comunicação, como jornal, por exemplo. Além de apresentar todas as funções do jornalismo, que, segundo Beltrão são econômica, social, educativa e de entretenimento, ela é um meio de comunicação interativo. Além disso, há a questão da dinamicidade e da interatividade: o espaço virtual, diferentemente de um texto de jornal ou revista em papel, está constantemente em movimento.

GALLI, Fernanda. Linguagem da internet: um meio de comunicação global. In: Hipertexto e gêneros digitais. MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antonio Carlos (Org.). São Paulo: Cortez, 2010, p. 151-2. (adaptada).

QUESTÃO 03(Créditos da questão:Professora Marília Mendes)
A partir da leitura, marque a alternativa que informa a ideia central do texto:

A. A descentralização da informação advinda da internet pode ser usada a favor dos donos de jornais.
B. O jornal e a revista em papel devem desaparecer, pois perderam espaço para as mídias virtuais e sua interatividade.
C. Todo jornal deve englobar questões socioeconômicas e culturais, a fim de deixar seu leitor bem informado.
D. No espaço cibernético, não há uma fiscalização das informações publicadas, tendo em vista que qualquer um pode criar um site.
E. A internet, no processo de evolução da comunicação, possibilitou uma maior interação entre as pessoas, as quais recebem e publicam informações sobre os mais diversos temas.

QUESTÃO 04(Créditos da questão:Professora Marília Mendes)
Em relação aos elementos constitutivos da comunicação presentes no texto, é correto afirmar que
A. O RECEPTOR do texto pode ser considerado universal, visto que o assunto que foi tratado atende a diferentes leitores.
B. O CÓDIGO apresentado utiliza-se de expressões abreviadas próprias do internetês.
C. O REFERENTE no texto está restrito à internet como o único recurso de todas as formas de comunicação.
D. O EMISSOR do texto apresenta o espaço virtual como um complicador para a comunicação entre as pessoas.
E. A MENSAGEM do texto discute a internet como um meio de comunicação em que as interconexões são limitadas.

QUESTÃO 05(Créditos da questão:Professora Marília Mendes)
A administração de Empresas é uma profissão. É também uma ciência social aplicada, na qual pesquisadores se debruçam sobre os mais variados fenômenos. Finanças, marketing, recursos humanos, gestão de operações: cada área abrange centenas de temas continuamente observados e analisados por exércitos de pós-doutores, doutores e quase doutores. Tudo em prol da ciência e da prática administrativa... Teoricamente. A massa de conhecimento gerado é impressionante. Os 30 periódicos científicos mais importantes do mundo publicam, cada um, 50 a 60 artigos ao ano. Além dessa seleta lista, há dezenas de outras revistas acadêmicas, congressos e teses produzindo conhecimentos muito além da imaginação de qualquer gerente de agência bancária. Entretanto, como ocorreu em outros campos científicos, a superespecialização no campo da administração tornou parte dos artigos e trabalhos desenvolvidos inacessível à maioria dos mortais.

A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é:

A. Criticar a administração de empresas enquanto uma ciência social aplicada.
B. Persuadir o destinatário a respeito da necessidade de superespecialização no campo da administração.
C. Expor as emoções do remetente em relação ao campo da administração de empresa.
D. Informar sobre a importância do que tem sido produzido no campo da administração e sobre a dificuldade de acesso à parte dos artigos e trabalhos desenvolvidos.
E. Aconselhar sobre os melhores meios de especialização no campo da administração.

QUESTÃO 06
Observe a charge a seguir e responda as questões propostas.
http://espacodaadministracao.webnode.com.br/galeria-de-fotos
a) Identifique e justifique a função de linguagem apresentada na charge.


b) No texto da charge, o encadeamento das fórmulas usadas para estabelecer contato entre os interlocutores revela o embaraço provocado por uma situação que dificulta a interlocução. Identifique e explique tal situação.


Professora Marília Mendes
Mestre em Linguística Aplicada pela UFMG
Especialista em leitura e produção de texto pela UFMG
Professora Mestra de Comunicação Empresarial, Fonética e Fonologia,