26 dezembro 2015

O novo acordo ortográfico já está valendo!

Posted by Blog Café Contexto On 18:26 4 comments



Para quem esperava pela efetiva mudança na ortografia, já sabe que, a partir de 2016, o novo acordo ortográfico está valendo. Ainda que tenha envelhecido por não ter sido colocado em prática, no momento em que o Brasil e os outros países que falam o português prontificaram-se a uma rápida adaptação ao acordo, desde 2013, as normas antigas já vinham sendo abolidas.


No Decreto 6583/08, há o seguinte:

“Parágrafo único. A implementação do Acordo obedecerá ao período de transição de 1o de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2015, durante o qual coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida. (Redação dada pelo Decreto nº 7.875, de 2012)”. A vigência obrigatória foi, posteriormente, adiada para 1º de janeiro de 2016.

Desta forma, educadores, concurseiros, jornalistas e escritores estejam atentos às mudanças, que objetivam uniformizar a língua nos países que falam o português. Rodeado de questões, o fato é que o prazo venceu e cabe a todos cumprirem as normas que foram colocadas no acordo. Em 2013, postei no blog o quiz da reforma ortográfica, adaptado do site do governo. Segundo os linguistas que preparam o acordo, Antônio Houaiss (Brasil) e João Malaca Casteleiro (Portugal), as mudanças são relativamente pequenas. No Brasil, apenas 0,43% das palavras e em Portugal; apenas 1,42% passaram por mudanças.
SUGESTÃO DE LEITURA
Torna-se necessário voltar a falar do assunto e levá-lo para a sala de aula de forma consistente, se possível, criar até mesmo uma nova cartilha que chame a atenção para essas mudanças.

Já com um clima de final de ano, e feito o download total para as férias, desejo a todos um novo ano, tão cheio de mudanças como o novo acordo e que, de fato, essas mudanças, na língua e na vida, aconteçam de forma clara e consciente. 
                      
Meu abraço e meu agradecimento a todos que passaram por aqui e puderam desfrutar de algum assunto, de alguma ideia e, junto a mim, no curso de mais um ano letivo, puderam trocar informações como em um café. Um abraço todo  especial aos meus alunos, que são, para sempre, a razão do meu blog e da minha forma de comunicação mais autêntica,  manifesta na escrita.

                                              Professora Marília Mendes

http://lilamendes.blogspot.com.br/2013/05/homenagem-as-maes.html

4 comentários :

Obrigado você que engrandece nosso conhecimento com as suas dicas preciosas. Boa viagem. Siga em frente.Feliz ano novo.
Carlos Alexandre

Feliz ano novo, lindona. Boa viagem! Mostre o seu talento e que Deus te ilumine neste novo passo. Seja sempre brilhante e criativa como você é.
Professora Sandra

Para mim, uma pessoa que faz o blog nevar é artista mesmo. Te amo, amiga das letras.
Raquel

Parabéns pelo blog, que é belíssimo; parabéns pela criatividade e pela poesia que circula por aqui. Você é e será sempre TOP, tem que ter cacife para concorrer. Pronto! Que 2016 seja farto, um ano bonito, tão cheio de coragem quanto de realizações. Eu sou amigo, seguidor, admirador e leitor.

César Augusto da Saraiva

Postar um comentário

O Café Contexto agradece a sua visita!

Café Expresso