02 agosto 2014

Iniciamos nossa semana DRUMMOND com o ensino fundamental. Embora o dia D, que data o nascimento e  a importância da poesia  do poeta Carlos Drummond de Andrade, seja o dia 31 de outubro,  lemos a obra MENINO DRUMOND nesta etapa e resolvemos criar um espaço lúdico nas aulas de Redação.

A 1ª etapa compreende um trabalho escrito, desenvolvendo o processo de criação dos poemas e das respectivas temáticas presentes na obra do poeta: a cidade natal, a reflexão sobre a própria vida, o amor e as pessoas.

Na próxima semana, teremos um recital oline, em que os alunos apresentarão, através de vídeos, os poemas do livro e outros escolhidos, que contam a trajetória do poeta desde Itabira até Copacabana (RJ), cidade onde ele viveu grande parte da sua vida.

A reverência que Drummond faz ao tempo, importando-se com o sentimento do mundo, na fase pós-guerra, marca uma poesia de solidarização social. O trabalho, a cidade de Itabira, a infância e a vida adulta em Copacabana, como servidor público, registram o perfil de Drummond em diferentes versos.

Nossa semana continua cheia de surpresas. Fiquem ligados!!!

Visite também: http://www.revistabula.com/391-os-dez-melhores-poemas-de-carlos-drummond-de-andrade/

                           Professora Marília Mendes

Ausência

Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência, essa ausência assimilada,
ninguém a rouba mais de mim. 

( http://www.revistabula.com/391-os-dez-melhores-poemas-de-carlos-drummond-de-andrade/)