15 abril 2013

Curso de oratória com prof. Negromonte
Iniciamos sábado, na Fatec, um maravilhoso curso de Oratória, com o professor palestrante Ronaldo Negromonte. No curso, são desenvolvidas técnicas e práticas para uma melhor comunicação em apresentações, considerando que falar em público ainda é um desafio para muitos estudantes e profissionais de diferentes áreas. Em quatro sábados consecutivos, teremos essa agradável oportunidade, oferecida mais uma vez pela Fiemg. O professor Negromonte é também professor da casa e já está no ramo das palestras e treinamento desde há muito. 

O falar bem é atuar sobre si mesmo, vigiar a própria espontaneidade, obrigar-se ao cuidado da retidão, a uma atenção minuciosa, a um esforço de direcionamento das palavras empregadas na conversação.

Vigiar a própria espontaneidade não significa agir de maneira artificial, ao contrário, pressupõe o uso da naturalidade, com honestidade de princípios, no sentido de valorizar ainda mais a comunicação.

Aquele que consegue ter atitudes coerentes com o que diz conquista respeito e admiração. As pessoas poderão até discordar das suas idéias, mas jamais deixarão de respeitá-lo.

As palavras possuem significados que podem ir além do sentido que conhecemos. Devemos estar atentos e nos esforçar para empregar palavras que possam identificar o nosso pensamento e as nossas intenções da forma mais correta possível.

Assim, o desafio de falar publicamente pode estar com os dias contados. Existem técnicas que podem ser desenvolvidas a seu favor e, ainda melhor, existem profissionais dispostos a nos ajudar.
                         Experimente! Lila Mendes