16 dezembro 2012


Por gêneros textuais compreendemos todos os textos de qualquer natureza, literários ou não-literários. As modalidades discursivas constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, discursivas, argumentativas), responsáveis pela sua organização.

Durante a semana, reservamos alguns horários das aulas de Língua Portuguesa e elaboramos, em grupos distintos, nos laboratórios de informática, trabalhos  e exemplos acerca  dos gêneros textuais: anúncios, convites, atlas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, cartazes, comédias, contos de fadas, crônicas, editoriais, ensaios, entrevistas, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias. 

Os textos de circulação social, que têm uma função específica, para um público específico e com características próprias permitiram uma análise de cada modo de organização discursiva. A partir do estudo dos gêneros, observamos ainda os  aspectos da textualidade,  como coerência e coesão textuais, impessoalidade, técnicas de argumentação e outros aspectos pertinentes ao gênero em questão.

Quanto aos modos de organização discursiva, aproveitamos a crônica Almoço Mineiro de Rubem Braga como exemplo de texto narrativo. Ainda na mesma crônica, observamos o caráter descritivo presente em alguns parágrafos, uma vez que o narrador usa de detalhamento para descrever os pratos componentes da mesa à qual ele se senta.
ARQUIVO PESSOAL-Tecnologia da Informação- 2012

O modo de organização dissertativa, quer seja na forma argumentativa ou expositiva também fizeram parte dos trabalhos. Foram feitas análises a partir de textos jornalísticos, cujo suporte foi a internet. Reproduzimos uma notícia atual, referente à ação do governo no que diz respeito à greve de diferentes setores em todo Brasil.

Lembramos ainda, o primeiro texto discutido em nossas oficinas, que reproduz exclusivamente um diálogo, sem a presença de um narrador, em que se manifesta o modo conversacional, como é caso do texto Vaguidão Específica, de Millôr Fernandes.

ARQUIVO PESSOAL- Curso de Edificações- Turma 2012
Fechamos as oficinas, destacando a importância da identificação de cada suporte usado para os gêneros textuais e como o hipertexto, que se utiliza de ferramentas midiáticas, tornou-se comum em nosso dia a dia.
Foi um espaço de integração e de grande aproveitamento. Deixo um grande abraço a todos os alunos das unidades que fazem parte do projeto.

Professora Marília Mendes

ATENÇÃO :

Os textos postados no blog JOIA RARA estão protegidos pela Lei nº 9.610/98. Podem ser utilizados sem propósito editorial e/ou comercial, desde que não sejam adulterados e que seja citado o crédito autoral. O mesmo tratamento deve ser dado às imagens postadas. As imagens têm apenas fins de visualização. Sendo que, aquelas que pertencem aos meus arquivos pessoais, têm direitos autorais que as reservam.
        
 
Caso seja feita a utilização de alguma imagem , que tenha seus direitos autorais reservados, avise-me pelo e-mail mariliapasunb@gmail.com.
Cuidarei da sua retirada ou da devida apresentação do crédito autoral.

If there is any item in violation of intellectual property rights, please let me know so I can remove the part, if necessary, or indicate the due credit.
                                             Thanks,  Marília Mendes.