09 setembro 2012

Artigo de opinião

Posted by Blog Café Contexto On 18:34 No comments

O artigo de opinião é um texto, essencialmente, argumentativo,
em que a opinião de um autor sobre um assunto de relevância é defendida, através de recursos argumentativos , estruturados a partir de comparações, exemplificações, depoimentos e  dados estatísticos. 

Podemos identificar as partes desse tipo de texto, considerando:


1. Contextualização e/ou apresentação da questão em discussão.
2. Explicitação da questão em discussão.
3. Utilização de argumentos que sustentam a posição assumida.
4. Consideração de posição contrária ( argumentação ) e antecipação de possíveis argumentos contrários à posição assumida
( contra-argumentação ) .
5. Utilização de argumentos que refutam a posição contrária.
6. Retomada da posição assumida e/ou retomada do argumento mais enfático.
7. Proposta ou possibilidade de negociação.
8. Conclusão (pode ser retomada da tese ou posição defendida).

Em geral, são textos que  tendem  fortalecer ou transformar (inverter, reforçar, enfraquecer) a posição dos interlocutores, no que diz respeito a uma questão controversa de interesse social e, eventualmente, influenciar o comportamento do enunciatário.

O enunciador, nesse tipo de texto, pode usar recursos que fortalecem a opinião apresentada, valendo-se de argumentos universais, empíricos ou fatuais , de autoridade ou de confrontação. Os argumentos de autoridade são constituídos  a partir de dados de pesquisa, de outros discursos que também compartilham a mesma opinião, de números, de fatos e depoimentos consistentes, capazes de persuadir o destinatário. Os empíricos oferecem analogias e explicações causais. Já o argumento em que existe uma confrontação permite a conclusão de que o benefício espiritual é maior que o material ou o contrário.

O uso da primeira pessoa no texto aparece em função das marcas pessoais a que se propõe o gênero. Sua tipologia tem lugar privilegiado na esfera jornalística e espera-se que o autor domine ou, pelo menos, esteja bem informado sobre a ideia a ser defendida. Comumente, tem como suporte a internet, as revistas e os jornais. Lembro ainda que as redes sociais também funcionam como excelentes vozes que circulam de forma explícita na divulgação do gênero argumentativo. 

Os temas polêmicos possibilitam a produção de excelentes artigos, seja na 3ª ou na 1ª pessoa, além da forma coesa em que são contruídos a partir dos organizadores textuais e dos conectivos. Também observamos o uso frequente de modalizadores, expressões que indicam certeza , dúvida, flexibilidade ou conclusão.

Durante a semana, realizamos em todas as unidades a produção do artigo de opinião, que será apreciado para o concurso de redação. Boa experiência e muito interesse por parte dos grupos. Voltei para casa bem satisfeita.



                                                       Beijo da  Professora Marília

0 comentários :

Postar um comentário

O Café Contexto agradece a sua visita!

Café Expresso