03 agosto 2011

                                                                       
O Ofício da Imaculada Conceição é uma oração composta para ser cantada ou recitada , seguindo a liturgia contextual.

No dicionário, encontramos a definição de ofício :

s.m. Qualquer atividade especializada de trabalho; profissão; emprego; meio de vida. Forma de correspondência no serviço público oficial entre autoridades da mesma categoria ou de inferiores a superiores hierárquicos.
P. ext. Correspondência protocolar entre entidades públicas, ou particulares.
Ofício de notas, notariado.
Ofício Divino, a missa.
Santo Ofício, o Tribunal da Inquisição. 
 
Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo... e todas as atribuições relacionam a importância de Maria na vida de Jesus Cristo, embora alguns tentem ignorá-la.
O ofício é rezado com o intuito de proteger, ou seja, toda forma cantada ou recitada invoca a figura materna para proteger o mundo, representado por todos aqueles que acreditam na santa mãe Maria.

Revendo os chamados da exposição, abarcando os valores da Arte e suas manifestações literárias, apostei no olhar sobre a exposição, encontrando mãos que , reveladas por Maria, tematizam o ofício de tantas outras Marias, que no caso, da mulher brasileira, a que persiste no " trampo" para proteger a família.

O ofício é, ao mesmo tempo ,um pedido e um agradecimento, simbolizado pela imagem das mãos, enquanto concretizam o fazer, o resultado de um frágil e perfeito trabalho . Eu vou além, um trabalho santo.

Existe em imagens tão claras e tão marcantes a cadência de cada linha do ofício escrito. A imagem ultrapassa a forma da palavra, até chegar a fase em que a imagem tornar-se-á a própria palavra.

As mãos simbolizam o trabalho, a arte e a solidariedade. Mãos que protegem. Eu vejo uma proteção, acima de um olhar cristão, na geometria de gestos que ora se encontram, ora se esvaziam.
Da palavra Maria, reviso o comum ou o  simples, de tão pretérito medieval, da Maria que teve o privilégio divino de ser isenta do pecado original. Mas mesmo antes da proclamação do dogma, a piedade popular .

Desse refúgio de matinas e de hinos, uma exposição de gestuais oferendas.
DEUS VOS SALVE, CHEIA DE GRAÇA.  
É esta estrela da manhã que vai iluminar o espaço.

A partir de hoje,  no Espaço Cultural STJ. Conheça ! Divulgue o Ofício das Mãos.

                                                                                                Por Marília Mendes