1. Informe os dados bibliográficos a respeito da obra que está sendo
resenhada.
2.Lembre-se da sinopse do livro/capítulo resenhado.
Resuma em 3 a 5 parágrafos.
3. Faça uma análise crítica, expressando suas opiniões, podendo até fazer
comparações.
4. Faça a recomendação ou não da obra resenhada, podendo especificar se é
uma leitura indicada para crianças, jovens, adultos, estudantes, etc.
5. Identifique o autor do conteúdo resenhado.
6. Assine sua resenha e lembre-se de informar as referências feitas na sua
resenha, caso as tenha feito.
A resenha tem como principal
característica, o fato de ser um breve texto, como se fosse um resumo mas que é
feito comentando o trabalho realizado. A resenha precisa ter uma ótima
qualidade em seu conteúdo e é preciso dominar muito bem as normas da ABNT para
que ela fique padronizada. Todo o texto da resenha deve ser feito de
forma uniforme, não podendo conter subdivisões, e na
primeira folha,
deverá
constar a referência bibliográfica da obra que está sendo comentada. O texto é com alinhamento justificado e
não use negrito e nem espaçamento entre os parágrafos. Para ser uma boa resenha, lembre-se ainda
de garantir um português correto,
ideias
claras e uma boa estruturação.
MODELO
Uma
releitura do seminário 11 de Lacan
1. Dados bibliográficos
LACAN, Jacques. O Seminário, livro
11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise (1964). 2. ed. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
2.Introdução:
Jaques Lacan, em seu 11º seminário (1998, p.242), indica na relação de sujeito com o analista, pelo ideal do eu, uma experiência de análise. Observa-se o rompimento da possibilidade combinatória que ele faz, no questionamento de recalque proposto por Freud.
Jaques Lacan, em seu 11º seminário (1998, p.242), indica na relação de sujeito com o analista, pelo ideal do eu, uma experiência de análise. Observa-se o rompimento da possibilidade combinatória que ele faz, no questionamento de recalque proposto por Freud.
Mestre em Linguística Aplicada pela UFMG
Especialista em leitura e produção de texto pela UFMG
Professora Mestra de Comunicação Empresarial, Fonética e Fonologia,
Língua Portuguesa e coorientadora do TCC Letras 2016 (FIBH-ISEIB)
Especialista em leitura e produção de texto pela UFMG
Professora Mestra de Comunicação Empresarial, Fonética e Fonologia,
Língua Portuguesa e coorientadora do TCC Letras 2016 (FIBH-ISEIB)