12 outubro 2012

Projeto de Ensino de Leitura e Produção de Textos

Posted by Blog Café Contexto On 07:27 No comments


Durante a semana, realizamos mais uma etapa do Projeto de leitura, desenvolvido desde agosto deste ano, com a finalidade de integrar o plano de trabalho dos alunos, com a escola e a comunidade, destacando sua relevância pedagógica e social.

Na ocasião, informações sobre a realidade cognitiva e afetiva da escola fazem parte da justificativa do projeto, desenvolvido a partir da proposta do curso de Especialização em Língua Portuguesa da UFMG, tendo como responsável pela sua criação, a Professora Doutora Maria Antonieta Pereira, também responsável pelo Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão A Tela e o Texto (www.letras.ufmg.br/atelaeotexto ). Novo site http://www.teiadetextos.com.br/

Apresentação dos artigos de opinião
O Projeto de Ensino de Leitura e Produção de Textos que venho desenvolvendo está ligado à necessidade de explorar os diferentes gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa, em especial, dos alunos aprendizes da indústria, meu público-alvo. Materiais diversos estão relacionados às revistas do programa a Tela e o Texto, Txt- Leituras transdisciplinares de telas e textos, adquiridas desde julho/2012.

Semanalmente, em um horário reservado, desenvolvemos o projeto, utilizando os textos da apostila do SESI/FIEMG e de outras fontes como de revistas e jornais mais recentes.

Sorteio do Vale-Leitura na unidade  Betim.
Foram contemplados no sorteio: 
Yara Rodrigues de Oliveira, 
Renato Melo e Eustáquio Júnior silva.


O programa de Ensino, há mais de 10 anos, atua na formação de leitores e educadores, associando algumas teorias de rede, especialmente os conceitos de hipertexto e rizoma, no desejo de saber-fazer. As revistas e os materiais constantes no Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão A Tela e o Texto alimentam projetos de pesquisa aplicada. É um grande prazer poder realizar, junto aos alunos das unidades em que leciono, um projeto de Leitura e de Produção textual, por acreditar na importância de formar leitores críticos de telas e textos , em diferentes níveis e gêneros, numa perspectiva transdisciplinar.


Em novembro, teremos a finalização do projeto e a apresentação do modelo de Unidade de Ensino-Aprendizagem à professora Maria Antonieta, seguindo o cronograma da disciplina. Até lá, muitas surpresas.

Beijo a todos.

                                                              
Professora Marília Mendes


0 comentários :

Postar um comentário

O Café Contexto agradece a sua visita!

Café Expresso