22 outubro 2011

Muitos candidatos encontraram os portões fechados no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011). As provas deste sábado (22) tiveram início às 13h no horário de Brasília e terminam às 17h30. No domingo (23), o horário é das 13h às 18h30 e, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), quem não conseguiu fazer as provas deste sábado poderá comparecer ao local de prova neste domingo.

A assessoria de imprensa do Inep informou que a perda das provas de sábado (ciências humanas e ciências da natureza) não implicam na eliminação do candidato. A nota zero em duas das cinco provas, porém, deve comprometer bastante a média final.
Trânsito, atrasos, confusão com o fuso horário foram algumas das justificativas dadas por estudantes ao G1 para chegar atrasado ao local de prova do Enem. Neste domingo, as provas de matemáticas, redação e linguagens e códigos começam também às 13h (horário de Brasília).

Quem está nesta situação e vai usar o Enem para tentar uma vaga em universidades inscritas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) pode ter poucas chances no processo seletivo. Mas o Inep recomenda a esses candidatos que participem do segundo dia de provas como forma de treinamento para o ano que vem e também para evitar traumas.
Estudante lamenta atraso na prova do Enem em São Paulo (Foto: Luiz Guarnieri/AE)Estudante lamenta atraso na prova do Enem em São Paulo (Foto: Luiz Guarnieri/AE)
Carlos Alberto chegou um minuto atrasado e encontrou portões fechados (Foto: Tássia Thum/G1)Carlos Alberto chegou um minuto atrasado e
encontrou portões fechados no Rio (Foto: Tássia
Thum/G1)
Já os 545.798 inscritos no Enem com o intuito de conseguir a certificação do ensino médio podem combinar as notas de provas de anos diferentes e, portanto, quem está neste grupo e chegou atrasado hoje deve manter o ânimo e participar das provas de amanhã.
Desde a edição de 2009 do exame, 180.483 pessoas conseguiram tirar a solicitação em todo o Brasil. Em 2009, 35,2% dos 197.991 candidatos que tentaram conseguir o certificado conseguiram tirar a nota mínima nas quatro provas e na redação. Já no ano seguinte, o número de inscritos no Enem com esse objetivo saltou 272% para 539.216. Apesar de o número absoluto de aprovados ter aumentado em relação ao ano anterior, a porcentagem diminui: apenas 20,5% dos candidatos conseguiram a nota mínima de 400 pontos em todas as provas.
aluno se joga no chão para não perder prova (Foto: Nelson Antoine/FotoArena/AE)aluno se joga no chão para não perder prova
(Foto: Nelson Antoine/FotoArena/AE)
Distribuição
Entre os 5,3 milhões de estudantes inscritos para a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011), que acontece neste sábado (22) e domingo (23), 545.798, ou quase 10% do total, afirmou na inscrição que pretende usar o resultado das provas para tirar o certificado do ensino médio.
Os 545.798 candidatos que querem seguir o mesmo caminho nesta edição do Enem representam quase 10% da média nacional de inscritos, mas esse número varia de acordo com o Estado.
No Rio Grande do Sul, 70.526 pessoas tentarão concluir o ensino médio por meio do exame neste fim de semana. Eles somam 21,40% do total de candidatos gaúcho, mais que o dobro da média brasileira.

São Paulo tem 71.464 inscritos nesta situação, ou 7,93% dos mais de 900 mil candidatos do Estado. A Paraíba tem a menor porcentagem de interessados na certificação, apenas 5,21% dos 123 mil estudantes que vão participar das provas.

Fonte : http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/10/quem-perdeu-1-dia-do-enem-podera-fazer-prova-deste-domingo-diz-mec.html