09 novembro 2011

A prova do ENEM 2011 dos 639 alunos do Colégio Christus de Fortaleza (CE) terá 14 questões anuladas. A decisão é do Ministério da Educação (MEC) que oficializou hoje o número e a relação de questões da prova do ENEM 2011 que serão anuladas, conforme decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) em Recife (PE).
De acordo com o MEC, serão anuladas uma questão de linguagem e códigos, quatro de ciências humanas, quatro de matemática e cinco de ciências da natureza, SOMENTE DOS ALUNOS DO COLÉGIO CHRISTUS (CE). Estas, por sua vez, correspondem às questões de número 25, 29, 33, 34, 46, 50, 57, 74, 87, 141, 154, 173 e 180, tomando por base os cadernos de prova do ENEM 2011 de cor amarela, tanto do primeiro quanto do segundo dia.
ENEM 2011 NOTA E RESULTADO
A decisão do MEC sobre o ENEM 2011 encontra-se perfeitamente de acordo com o julgado pelo desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima que, em sua decisão, não entrou no mérito de quais questões deveriam ser anuladas considerando as decisões técnicas do INEP e do MEC as mais lícitas a serem adotadas.
O Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou uma nota técnica que serviu de base para a reforma da decisão de anulação das questões do ENEM 2011 em todo Brasil. Segundo a nota do INEP, o número de itens de um teste não interferirá no cálculo da nota do ENEM 2011. Haverá uma diferença na precisão da nota, pois o maior número de itens registrará maior precisão, com margem de erro muitíssimo pequena.
A nota técnica do ENEM 2011 do INEP considera todos os cenários possíveis tendo em vista o incidente de antecipação das questões ocorrido junto ao Colégio Christus. O INEP conclui que a aplicação de uma nova prova somente para os alunos desta escola não teria maiores consequências para a apuração da nota em relação à isonomia com o restante dos candidatos. Porém, poderia suscitar futuras arguições devido ao maior ou menor tempo de preparação para a nova prova, ou mesmo pela coincidência de datas com outros exames vestibulares, infligindo prejuízos aos alunos do colégio.
Desta forma, a melhor solução, segundo o INEP, seria a correção das provas apenas dos 639 alunos da escola cearense, avaliados somente pelas 166 questões para as quais não foi identificado vazamento. Conforme a nota técnica, o resultado do ENEM 2011 destes estudantes terá apenas uma diferença muito pequena na precisão das proficiências em relação aos demais participantes do restante do Brasil, que terão os gabaritos do ENEM 2011 corrigidos com base nas 180 questões do exame.
Com esta decisão o ENEM corrige sua rota e contorna mais uma vez problemas que colocam em risco sua nobre função, qual seja a de democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil. Soma-se a esta notícia a informação de que o número de matrículas do ensino superior brasileiro aumentou 6,7% de acordo com o Censo da Educação Superior 2010, em relação a 2009. O ENEM é um grande responsável por este aumento.

Fonte : http://www.sitedoenem.org/