02 junho 2012

A casa Fiat de cultura exibe a mostra do pintor italiano Caravaggio em BH, do dia 22 de maio até o dia 15 de julho. Michelangelo Merisi da Caravaggio foi um importante pintor italiano do final do século XVI e início do XVII. 

Com efeito de sombras e luzes, o pintor retratou figuras bíblicas, dando destaque ao rosto dos personagens. Enquanto representante do Barroco italiano, sua obra está focada em temáticas religiosas, na mistura de aspectos mundanos e nos eventos bíblicos que ele captava a partir das ruas de Roma.

É interessante reparar como, através do jogo de luzes e sombras, ele pintou os personagens em fundos particularizados, com tons escuros, dando vida às cenas  retratadas. Ontem à tarde, pude visitar a mostra em BH com colegas da Cultura Inglesa  . São seis pinturas a óleo do mestre italiano expostas O espaço está dividido entre as telas do artista e de outras 14 que foram pintadas pelos mais importantes seguidores do italiano.

Caravaggio pintou a cabeça decapitada da Medusa num escudo  em Florença. Esta parece ser a tela mais polêmica. De acordo com o mito grego, Perseu matou a mulher com cabeleira de serpentes e grudou sua cabeça num escudo, já que seu olhar transforma inimigos em pedra. A tela reconta o mito na imagem em alto relevo e com o mesmo jogo de sombras e luzes.


A mostra está aberta de terça a sexta-feira das 10h às 21h e sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. A entrada é gratuita.
Aproveitem a oportunidade.
Endereço da Casa de cultura : Rua Jornalista Djalma Andrade, 1250- Belvedere. Telefone :( 031) 32898900
                                 

☺ ♥ ☺ ♥ ☺        Professora Marília Mendes, 02 de junho de 2012