17 abril 2011

O casamento do príncipe William 28 anos, com a plebeia Kate Middleton, 29 aconteceu em 29 de abril, na Abadia de Westminster, em plena primavera londrina.
Parece conto de fadas, mas a cerimônia, que contou com a mais requintada lista de convidados entre a dinastia da Rainha victoria, orçamentada em  cerca de 1,5 bilhão reais, ainda teve quebra do protocolo.
A princesa,Kate Middleton, seguiu de carro até a Abadia e não de carruagem como previa o mundo inteiro.
Uma história entre o verdadeiro príncipe e a plebeia, que confessa, desde o momento em que pisou na mesma faculdade de Wilhiam, já nutrir por ele, um amor eterno, que embora não estivesse cumprindo os gostos da realeza, é um amor que venceu pela beleza e pela espontaneidade dos noivos.
Filha de um visconde, Kate não tem ascendência real. Ela é filha de Michael Francis Middleton, 61, um ex-piloto civil, e de Carole Elizabeth, 56, uma ex-comissária de bordo, que construíram uma fortuna ao abandonar suas profissões e abrir uma empresa de produtos para festas, a Party Pieces – onde Kate trabalhava até semana passada como webdesigner do site da empresa.

Apesar de ter aberto mão da carruagem real, Kate Middleton seguiu a tradição de colocar em seu buquê um raminho de murta, conhecida como 'erva do amor'. A tradição vem de 1840, do casamento da rainha Victoria. Nos casamentos mais recentes da casa de Windsor, o da rainha Elizabeth II e da princesa Diana, a murta estava lá.
Que seja em nome da murta ou em nome do amor, os dois festejaram a cerimônia mais luxuosa do ano.Um acontecimento glamouroso, a altura dos noivos que voltaram todas as atenções do mundo para a realeza.
Impressiona-me como num mundo de predominância capitalista, globalizado , ainda sobrevive um reino normativo, real, em que depois de séculos, ainda fomenta o trono inglês.
William é o segundo da linha sucessória da coroa britânica. Na lista de sucessão da rainha Elizabeth II, o príncipe, que se casou nesta sexta-feira, fica atrás apenas de seu pai, príncipe Charles.Depois do casamento,Kate passou a ser chamada  Catherine ou simplesmente de Lady Catherine. No juramento,ela não prometeu "obediência", mas sim "amar, confortar e respeitar" o príncipe William. Como em um conto de fadas,os dois realmente se casaram, na total denotação da palavra,mas se serão felizes para sempre...só o tempo poderá dizer...

                                          Marília Mendes