Atividade sugerida para trabalhos em turmas de ensino médio
Alguns
minicontos podem ser compartilhados em diferentes grupos.
(texto
1)
“A velha insônia tossiu três da manhã” (Trevisan, 1994, p. 76).
“A velha insônia tossiu três da manhã” (Trevisan, 1994, p. 76).
(texto 2)
“Carrossel Montada nos cavalinhos descia e subia ao mesmo tempo em que girava ao compasso da música. E presa ao carrossel viajava ao longínquo país da infância” (Simões, 1996, p. 55).
“Carrossel Montada nos cavalinhos descia e subia ao mesmo tempo em que girava ao compasso da música. E presa ao carrossel viajava ao longínquo país da infância” (Simões, 1996, p. 55).
(texto 4)
“A lua não está sorrindo para ti e nem as estrelas choram por tua causa. Bebeste um pouco demais, meu filho, e perdeste o último bonde” (Wolff, 2005, p. 214).
“A lua não está sorrindo para ti e nem as estrelas choram por tua causa. Bebeste um pouco demais, meu filho, e perdeste o último bonde” (Wolff, 2005, p. 214).
(
Texto 05 )
Brazil
Deram
a alguns insanos 26 letras e 114 espaços. Confira a indigestão
literária que um banquete de minicontos pode provocar.
(
Texto 06)
MINICONTOS COTIDIANOS
OS
FATOS SE SUCEDEM E AS TESTEMUNHAS NEM SEMPRE SÃO VISTAS. O QUE
ACONTECERIA SE SEMPRE HOUVESSE ALGUÉM LÁ? EM 300 CARACTERES ALGUÉM
PODE CONTAR.
Questões
:
1.
Do que tratam os títulos dos minicontos apresentados na seleção?
2.
É possível identificar no miniconto os elementos da narrativa?
Indique-os.
3.
É possível afirmar que o miniconto é um texto narrativo? Comente.
4.
Quais situações é possível inferir a partir da leitura desses
minicontos?
5.
A ironia é um recurso presente em alguns textos? Comente.
6.
Para concluir, a partir do trabalho com os miniconto, como você
definiria o gênero? Para responder, reflita, a partir da composição
temática e estrutural dos minicontos expostos e do texto-base,
apreciado no seminário.
Produção
de texto
Compreendido
o miniconto enquanto gênero discursivo, os alunos serão desafiados
a produzirem um miniconto. Considerando a estrutura das
micronarrativas, a brevidade em que são apresentadas, é possível
relacionar os textos literários em evidência, de forma que o papel
do narrador, ao apresentar os fatos, construindo efeitos de ficção
e de fatualidade, denota o embricamento do gênero miniconto com
outros modos, além da narrativa. Seguindo a linha do pensamento
crítico, observo a relação das competências envolvidas em
estruturas que , de acordo com os padrões lexicais e sintáticos,
enumeram-se em frases completas, com ações de personagens quase
sempre não nomeados, mas envoltos a um enredo, que permite a
objetividade dos fatos narrados e a subjetividade do lirismo presente
nos minicontos.
O
gênero miniconto situa-se no lugar da tradição. O que o torna
diferente, contudo, é o formato mínimo em que é construído. Suas
formas lógicas de causa e efeito parecem bem definidas. O real é
perceptível a partir da visão objetiva ou subjetiva de que temos,
quando percebemos os fatos e as personagens em cada miniconto.
Consideram-se
ainda, os valores que podem ser discutidos quanto ao fatos e ao valor
verdade que encerram na micronarrativa. Em especial, ao ler os
minicontos da autora Lygia Fagundes Telles, que me pareceram mais
satisfatórios aos olhos dos discentes, em 2010, pude inferir que os
minicontos têm alma, são poéticos e polêmicos. Estão presos à
condição humana do homem, da mulher, da criança, fazendo parte dos
sentimentos que os acompanham ao longo da vida. Na perspectiva
temporal, o miniconto também traz o aspecto da memória, resgatando
o passado através dos verbos no pretérito, das analogias e do uso
do pronome relativo “que”
em muitas linhas dos pequenos contos.
Há
ainda, em pequenos diálogos, como no que o narrador personifica o
mar, diante do locutor-confesso, que busca uma resposta-conselho e ao
que se percebe, na ambiguidade do verbo “ nada “ com que fecha o
texto, não há resposta, talvez uma lacuna, efeito do fator
indeterminado na narrativa de curta duração.
Há quem utilize o
formato dos minicontos para o teatro ou para o stand-up. Redes
sociais como o Twitter, também já estão limitadas a poucas letras,
poucos caracteres. Seguindo o twitter do escritor Millôr Fernandes,
leio diariamente, um miniconto sobre o Rio, em que ele se apelida
guru do Méier, revendo as falcatruas políticas, abrindo espaço
para narrar, em poucas linhas ( caracteres ) histórias curtas da sua
cidade e do próprio país, incluindo os profissionais cariocas, que
se mexem em dias com muita chuva. Sobressai a comparação daquilo
que ele produz com efeito na mídia e com os mesmos textos curtos,
considerados microcontos, organizados em grandes obras.
Texto 01
''Por que não lhe
disse antes? Apertá-lo demoradamente contra o meu peito e dizer. Não
disse porque pensava que tinha pela frente a eternidade.''
''A Disciplina do
Amor'
Texto
02
''Tinha
lá em casa uma estatueta com um anjo nu fervendo de desejo apesar do
mármore, todo inclinado para a amada seminua, chegava a enlaçá-la.
Mas as bocas estavam a um milímetro do beijo, um pouco mais que ele
baixasse... A aflição que me dava aquelas bocas entreabertas, sem
poder se juntar.''
''Lua
Crescente em Amsterdã''
Texto
03
Confissão
(Lygia Fagundes Telles)
(Lygia Fagundes Telles)
- Fui me confessar ao
mar.
- E o que ele disse?
- Nada.
- E o que ele disse?
- Nada.
Parâmetros
para a construção do texto
- Os alunos podem criar minicontos, em forma de notícia, seguindo o modo enunciativo ou usando a entrevista como investimento subjetivo;
- através da descrição, há a possibilidade de assumir o papel de sujeito enunciador;
- formar tramas, induzindo a causalidades;
- avaliar de forma ética, pragmática e estética os argumentos possíveis diante dos valores que podem ser discutidos a partir da diversidade dos temas nas micronarrativas.
Fontes bibliográficas disponíveis para os discentes:
Avaliação
Os
alunos serão avaliados com base, especialmente, na produção de
minicontos, uma vez que o texto dos alunos mostrará a desenvoltura e
a interatividade com que assimilaram o novo gênero aprendido. Faz
parte da avaliação, a leitura do miniconto em sala.
Professora Marília
Mendes.
Disponível em < http://ww.lilamendes.blogspot.com>
Referências bibliográficas
Sites
de pesquisa : http://portaldoprofessor.mec.gov.br
http://www.lilamendes.blogspot.com