“O
Fantasma da Ópera sempre existiu,
não é produto de imaginação.
Existiu
em carne e osso, embora com todas
as características de um fantasma”.
Logo, Christine percebe que o seu "Anjo da Música" é, na verdade, o Fantasma que aterroriza a ópera. O Fantasma é fisicamente deformado, razão pela qual usa uma máscara branca, cobrindo-lhe o rosto. Ao reconhecer a verdadeira imagem de Erik, ela entra em choque, e Erik decide prendê-la no seu mundo, no subterrâneo da ópera. Christine enfrenta uma luta interna entre o seu amor por Raoul e a sua fascinação pelo gênio da personagem do Fantasma, e decide se casar com Raoul em segredo e fugir de Paris e do alcance do Fantasma. No entanto, o seu plano é descoberto e, durante uma atuação da Ópera Fausto de Charles Gounod, é raptada do palco e levada para os labirintos da Ópera.
Entretanto,
é nos aposentos de Erik que ocorre o confronto final . O Visconde
tenta salvar Christine com a ajuda do Persa, através dos
subterrâneos da Ópera, passando pela câmara dos súplicios, e onde
Christine está sendo forçada a fazer uma escolha entre Erik e
Raoul. Christine escolhe Erik, com o intuito de salvar a vida das
pessoas da Ópera, dizendo ao fantasma que concordará em ser sua
esposa se ele libertar o Persa e Raoul. Erik leva o Persa de volta
para sua casa, mas mantém Raoul como refém e o encarcera no local
mais longínquo dos subterrâneos da Ópera.
Quando Erik retorna para Christine, ela o está esperando como sua noiva. Ele, então, se atreve a dar-lhe um beijo na testa, o qual ela aceita sem rejeitá-lo ou demonstrar horror. Esse ato simples traz a Erik uma alegria verdadeira, já que, pela primeira vez na vida, foi tratado como uma pessoa comum. É nesse momento que Erik muda de ideia, libertando a moça para se casar com Raoul. A única coisa que ele pede é que, quando morresse, fosse enterrado junto com o anel que lhe deu de presente.
A narrativa pode ser considerada gótica, por envolver romance, mistério e tragédia, em uma longa extensão que consegue, até hoje, depois de muito tempo, chamar a atenção do público leitor. A obra mantém intertextualidade com outros gêneros e é no musical da Broadway, na história de uma bela soprano, Christine Daaé, que ela encontra a mais expressiva e misteriosa obsessão de um gênio musical conhecido como "O Fantasma da Ópera", já que ninguém o vê nem sabe quem é. Gaston Leroux soube bem narrar a história de uma maneira envolvente que nos faz questionar o que, na verdade, pertence ao plano fictício e o que consiste no plano real. Com diferentes interseções, as histórias se cruzam. A beleza está entre o mundo possível e o mundo irreal. Confira!
Quando Erik retorna para Christine, ela o está esperando como sua noiva. Ele, então, se atreve a dar-lhe um beijo na testa, o qual ela aceita sem rejeitá-lo ou demonstrar horror. Esse ato simples traz a Erik uma alegria verdadeira, já que, pela primeira vez na vida, foi tratado como uma pessoa comum. É nesse momento que Erik muda de ideia, libertando a moça para se casar com Raoul. A única coisa que ele pede é que, quando morresse, fosse enterrado junto com o anel que lhe deu de presente.
A narrativa pode ser considerada gótica, por envolver romance, mistério e tragédia, em uma longa extensão que consegue, até hoje, depois de muito tempo, chamar a atenção do público leitor. A obra mantém intertextualidade com outros gêneros e é no musical da Broadway, na história de uma bela soprano, Christine Daaé, que ela encontra a mais expressiva e misteriosa obsessão de um gênio musical conhecido como "O Fantasma da Ópera", já que ninguém o vê nem sabe quem é. Gaston Leroux soube bem narrar a história de uma maneira envolvente que nos faz questionar o que, na verdade, pertence ao plano fictício e o que consiste no plano real. Com diferentes interseções, as histórias se cruzam. A beleza está entre o mundo possível e o mundo irreal. Confira!
Bom trabalho! Professora
Marília Mendes.
Referência bibliográfica:
LEROUX, Gaston. Adap. PATRIOTA, Margarida. O Fantasma da Ópera . Rio de Janeiro: FTD, 2005.
LEROUX, Gaston. Adap. PATRIOTA, Margarida. O Fantasma da Ópera . Rio de Janeiro: FTD, 2005.