A, E, I, O, U, Ypsilone... Foi assim que o nordestino, pobre e
semianalfabeto, Jackson do Pandeiro se lançou para o país. Sucesso
instantâneo, deixou boquiaberto o público, que talvez pensasse em
uníssono: “De onde vem tanto ritmo?”. A resposta é difícil, tal qual sua
vida. Mas há suspeitas: vem da Paraíba, de sua mãe, de ex-quilombolas,
do inexplicável.
(Bruno Hoffmann)
Paraíbano ,
Jackson nasceu em 31 de agosto de 1919, com o nome de José Gomes Filho.
Ele era filho de uma catadora de coco, Flora Mourão. Ainda criança, ganhou da mãe um pandeiro, instrumento que iria lhe render mais tarde, a fama nacional , responsável pelo ritmo do forró e do samba, como dos seus subgêneros: baião, xote, xaxado, coco, arrastapé, quadrilha, marcha, frevo.
Conhecido como o Rei do Ritmo, Jack foi um nome inspirado nos filmes de faroeste, no caso específico, Jack Perry, ator norte-americano da década de 30.
O cantor e compositor Lenine faz uma homenagem ao rei do Ritmo na letra e reconhece em muitos versos, a produtividade musical do artista.
Não obstante, ele usa no sentido conotativo, palavras e expressões que se relacionam com a trajetória de um múltiplo músico, preso às suas raízes culturais, mas em contraposição ao reflexo de uma cultura de massa, produto americanizado, identificando tão grande influência do produto estrangeiro no cenário nacional.
Expressões como "rei da levada", "lei da embolada" têm origem nas formas populares nordestinas, indicando o rei do momento, aquele que tem sucesso instantâneo e, ao mesmo tempo, um misto de instrumentos musicais, bem como representantes de danças folclóricas, originárias da África, com grande contribuição na formação do nosso tripé cultural. " Fazer a ema gemer na boa " ou fazer "o coco cocar" são formas características de suas composições como O canto da Ema, sucesso interpretado por grandes bandas baianas. Ainda no canto do sapo, que remete à criação de Jack na letra Cantiga do sapo, outro sucesso do compositor.
Desde as marchinhas de carnaval, ao samba-coco, fazendo alusão ao rojão, Jack fez história, entre outras escolas, com o forró e o samba.
Na letra em análise, o compositor Lenine afirma que ele deixou um oco, ao referir-se à sua morte em 1982, o que significou uma grande perda ao misto musical que Jack criou e recriou, ainda que no país da contradição. A língua da repercussão é uma forma metalinguística de apreciação do fazer-musical do artista.
Jack Soul Brasileiro
E que som do pandeiro
É certeiro e tem direção
Já que subi nesse ringue
E o país do swing
É o país da contradição...Eu canto pro rei da levada
Na lei da embolada
Na língua da percussão
A dança mugango dengo
A ginga do mamolengo
Charme dessa nação...Quem foi?
Que fez o samba embolar?
Quem foi?
Que fez o coco sambar?
Quem foi?
Que fez a ema gemer na boa?
Quem foi?
Que fez do coco um cocar?
Quem foi?
Que deixou um oco no lugar?
Quem foi?
Que fez do sapo
Cantor de lagoa?...
Dos engenhos de açúcar, nascera a figura de Jack, com alma
(soul) brasileira, o que nos sugere, um Jack abrasileirado, com alma tropical, sem a nostalgia dos ritmos imbricados na música norte-americana. Tião é nome próprio dessa identidade cultural.
E diz aí Tião!
Diga Tião! Oi!
Foste? Fui!
Compraste? Comprei!
Pagaste? Paguei!
Me diz quanto foi?
Foi 500 reais
Me diz quanto foi?
Diga Tião!
Oi!
Foste? Fui!
Compraste? Comprei!
Pagaste? Paguei!
Me diz quanto foi?
Foi 500 reais
Me diz quanto foi?
"Jack Soul Brasileiro" é sentença que faz analogia à frase "já que sou brasileiro", o que seria na voz de Jack, uma forma de louvor às suas origens. O clima tropical, a arte popular, o gingado do povo e a alma brasileira são expressões que se relacionam com a diversidade e a riqueza de um cenário pobre e rico ao mesmo tempo. Da pobreza, no entanto, surge a riqueza, como surgiu do analfabetismo de Jack, a figura do Rei.
Jack Soul Brasileiro
Do tempero, do batuque
Do truque, do picadeiro
E do pandeiro, e do repique
Do pique do funk rock
Do toque da platinela
Do samba na passarela
Dessa alma brasileira
Despencando da ladeira
Na zueira da banguela
Alma brasileira
Despencando da ladeira
Na zueira da banguela(2x)
Diz ai quem foi......
Quem foi?
Que fez o samba embolar?
Quem foi?
Que fez o coco sambar?
Quem foi?
Que fez a ema gemer na boa?
Quem foi?
Que fez do coco um cocar?
Quem foi?
Que deixou um oco no lugar?
Quem foi?
Que fez do sapo
Cantor de lagoa?...
Me diz aí Tião!
Diga Tião! Oi!
Fosse? Fui!
Comprasse? Comprei!
Pagasse? Paguei!
Me diz quanto foi?
Foi 500 reais...
Desafiando os aspectos culturais americanos, o eu-lírico insiste em contrariar o Tio Sam, no duelo do pandeiro, e ao que se percebe, quem ganha é o samba e o povo brasileiro. Ainda condiciona a presença do Bebop como uma das correntes mais influentes do jazz, expressão onomatopaica que imita o som das centenas de martelos que batiam no metal na construção das ferrovias americanas.
Segundo alguns jazzistas, as melodias lembram os martelos nas obras das
ferrovias.
Eu só ponho BEBOP no meu samba
Quando o tio Sam
Pegar no tamborim
Quando ele pegar
No pandeiro e no zabumba
Quando ele entender
Que o samba não é rumba
Aí eu vou misturar
Miami com Copacabana
Chiclete eu misturo com banana
E o meu samba, e o meu samba
Vai ficar assim...
Ah! ema geme...(5x)
Aaaaah ema gemeu!
Eu digo deixa!
Que digo!
Que pensem!
Que fale!
Deixa isso pra la
Vem pra ca
O que que tem
Eu não to fazendo nada
Você também
Não faz mal bater um papo assim gostoso com alguém.
Em constante intertextualidade com outras letras, a composição reverencia o rei do Ritmo e nos pares de rimas e aliterações, cria uma sonoridade expressiva e própria daquele que mudou a história do ritmo musical no país. A função poética é predominante, mas podemos identificar características metamusicais na letra, incorporadas à história de Jack e ao seu instrumento principal : o pandeiro.
Desejo ao ensino Médio e à unidade do Pré-vestibular :boa leitura e bons frutos.
(Professora Marília Mendes)