É com enorme prazer que participo do décimo quinto aniversário do PAS/Unb , um programa que deu certo e que conta com a participação de professores membros de tão alta formação.Acompanhei as comemorações e a mesa de debate via web.
No ano passado, participei de vários fóruns com o prof. Ricardo Gauche nas minhas experiências, enquanto professora de Literatura do Colégio Objetivo na Asa Sul e do CECAP no Lago Norte..
Já em 2011, pude conhecer mais de perto o funcionamento do programa de avaliação seriada da Unb em outra esfera e partilhar de grandes ideias e bons trabalhos que envolvem aluno, instituição, pais e professores.
Embora seja um programa que não é adotado em todas as capitais, reconheço a importância de avaliar ,por etapas, o aluno que quer ingressar na universidade. Ele fica atento à necessidade de se preparar todos os anos no ensino médio e de forma contínua.Eu aprovo o PAS. Neste encontro, o objetivo dos que se reúnem está em rever pontos positivos e estratégicos relacionados às provas e conteúdos, bem como salientar outros pontos que podem facilitar a avaliação das disciplinas de forma sistematizada.
Grande encontro e um abraço estimado ao ex-coordenador do vestibular, Ricardo Gauche, um exemplo de sabedoria e de dedicação com quem muito aprendi no período de 12 meses e que, certamente, torna-se espelho desses 15 anos de vitória.
Professora Marília Mendes
[InfoUnB] “15 anos de PAS/UnB: avaliando a avaliação”
Realização: Gerência de Interação Educacional – Cespe/UnB
"Avaliando a avaliação" é o tema proposto para esse encontro, que contará com a participação de professores vinculados à história do PAS/UnB, dispostos a compartilhar reflexões relacionadas às suas experiências e a colaborar no exercício de avaliar esse programa singular de avaliação seriada.
O evento faz parte da programação dos 15 anos do PAS/UnB e deve constituir-se em um espaço público para (re)pensar o PAS e suas implicações na realidade escolar, ao longo dos 15 anos de aplicações de provas. Além disso, será também uma ocasião para debater com os participantes as atuais mudanças nas propostas de provas do PAS.
A programação do evento consiste na realização de quatro mesas temáticas seguidas por debates.
Participarão do evento diretores, coordenadores e professores da rede pública e de escolas privadas do Distrito Federal e do Entorno.
Informações e inscrições:
www.gie.cespe.unb.br
2109-5854 e 2109-5855
Programação:
Dia 18/8/2011
8h30 – Abertura
9h às 10h45 – Mesa I: "PAS, um programa em constante aperfeiçoamento"
Profª Marcia Abrahão
Decanato de Ensino de Graduação - UnB
Prof. Paulo H. Portela de Carvalho
Coordenadoria Acadêmica - Cespe/UnB
Prof. José Messias Eiterer Souza
FAJESU, FE/UnB e GSRF-PAS/UnB
11h às 12h45 – Mesa II: "O presente e o futuro das avaliações"
Prof. José Joaquim Soares Neto
IF/UnB
Profª Girlene Ribeiro de Jesus
FE/UnB e CPA - Cespe/UnB
Prof. Helder Batista Souza
CECAN e GSRF-PAS/UnB
13h às 14h – Intervalo para almoço
14h às 15h45 – Mesa III: "Singularidades do PAS/UnB e impactos na educação"
Profa. Ormezinda Maria Ribeiro
LIP/UnB e GIE – Cespe/UnB
Antonio Carlos Baptista de Oliveira
Arquivo Central - Cespe/UnB
Prof. Julio Cesar F. de Campos
CEM 02 Gama e GSRF-PAS/UnB
16h às 17h45 – Mesa IV: "Interação e avaliação: o caso PAS/UnB"
Prof. Ricardo Gauche
IQ/UnB
Prof. Mario Bispo dos Santos
CEM 02 e ET de Ceilandia; GSRF-PAS/UnB
Prof. Rogério Basali
FIL/UnB, GIE – Cespe/UnB e GSRF-PAS/UnB
18h30 – Encerramento