23 maio 2017

Fórum de discussão

Posted by Blog Café Contexto On 10:45 16 comments

Iniciamos nosso fórum de discussão na disciplina de Comunicação empresarial. Fiquem atentos para não perderem as datas e prazos. 

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Profª Ms. Marília Mendes 1º TÓPICO:

'DR' na firma é o melhor jeito de gerenciar conflitos ANNA RANGEL
DE SÃO PAULO


14/05/2017 02h00 Danilo Verpa/Folhapress

  O conflito é um tabu dentro da maioria das empresas, onde a hierarquia rígida ainda tem papel fundamental nas relações entre os profissionais e deles com a chefia. "Se a pessoa discorda do chefe, muitas vezes já é mal vista, mesmo que não haja um embate de interesses", diz Ana Cristina Limongi-França, doutora em administração e professora da USP (Universidade de São Paulo).

Cerca de metade dos conflitos, porém, é de divergência do dia a dia e pode ser resolvida informalmente, aponta pesquisa da ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos), que ouviu 136 empresas em março de 2016. Quando há disputa, em geral ela é ignorada até que tenha impacto sobre resultados da área ou vire assédio moral, afirma Limongi-França.

Choques, porém, fazem parte do jogo. "Não existe ambiente sem conflito. O profissional terá que aprender a defender suas opiniões e o gestor não pode deixar a discordância virar disputa de ego", diz o psiquiatra Mario Louzã. A pedagoga Neuza Chaves, 61, é consultora da área de RH e se especializou em intermediar desacordos na empresa em que trabalha. "Gosto de trazer à tona os conflitos numa conversa, quando peço que cada um coloque riscos, ganhos e alternativas ao problema. Eles devem chegar a um acordo em vez de se submeter às decisões de forma passiva", diz. 

COMENTE (os comentários são moderados):
Está aberta a seção nº 01 e ficará disponível até 31 de maio de 2017. 
                                   Professora Ms. Marília Mendes

16 comentários :

Nota-se conflito nas informações ou teses, se assim podemos dizer, das autoras dos comentários acima.
Em termos, notamos que o conflito pode ser existente, porém controlado. Nunca deixando de sobrepor a hierarquia profissional. Assim, deixará o clima agradável para embates em pro da melhoria do trabalho desenvolvido, garantindo um melhor resultado, se ambas as partes forem bons ouvintes.

Relator: Aurinegro

Concordo com os pontos abordados no texto, tendo em vista que a empresa é um local de competitividade, grande diversidade comportamental e que consequentemente podem gerar conflitos, outrora camuflados e que precisam ser expostos para serem resolvidos.
Ass: NAZA

Concordo plenamente que a 'DR' se faz necessário dentro da corporação, pois é um ambiente que gera muitos conflitos no dia-a-dia,é importante para gerar feedback negativos ou positivos para o crescimento de ambos dentro da organização,tem a finalidade de aproximação dos colaboradores com o seu líder imediato.

Grupo: Master

De acordo com o texto acima o segundo paragrafo foi o que mais chamou a atenção. Porque sabemos que toda empresa é redigida por pessoas e cada um tem seu modo de pensar e de agir é claro impor sua opinião sobre algo, e no meio desse pensamento surge os conflitos, mas e valido lembrar que ao expor sua opinião nem sempre todos irão concordar com que foi dito mas sempre tentando resolver os problemas de uma forma saudável para que todos saiam em harmonia dentro de uma empresa.
Att: Flica33

Concordando com a teoria descrita no texto acima, o profissional tem que saber impor suas ideias dentro da empresa respeitando seu nível hierárquico e sabendo defender suas opiniões de forma que não seja prejudicado dentro da empresa e essa defesa de opiniões não se torne uma disputa de egos, onde cada um quer demonstrar ser melhor do que o outro dentro da empresa e esquecer de defender a melhor opinião para a melhoria da empresa.
Docinho

Segundo o texto acima, sim, concordamos. Pois em empresas de pequeno, médio e grande porte ainda prevalece a hierarquia dentro das mesmas. Acreditamos que funcionários tem o direito de expor a sua opinião diante de situações colocadas por um cargo superior, mesmo que haja discordância das partes, não significa que o colaborador deixará de fazer o que lhe foi solicitado.

Tagarelando

Concordamos com a postagem, pois realmente os conflitos fazem parte do dia a dia em qualquer ambiente, porém devemos tomar alguns cuidados para que não gere mais conflitos ou empatia, ter muita cautela para que a discussão seja produtiva, não deixando assuntos externos interferir na "DR". Frisamos também que a discussão deve ser objetiva e direta para que não haja desentendimentos futuros.

-Sublimes.

Entendo que no ambiente de trabalho as pessoas tem pensamentos diferentes, mais porem não sabem lidar com isso gerando assim as "DRs" nas firmas, fazendo com que o seu ambiente de trabalho fique pesado para se conviver.
Ass: Talibã

Realmente, conflitos dentro de uma empresa são inevitáveis, as pessoas estão acostumadas a sempre observar a maneira e a forma de agir do outro, em sua grande maioria, apontando críticas sem se autoanalisar, o que gera discussões, picuinhas, fofocas, etc. Muitas vezes, a falta de um gestor qualificado, com habilidades de liderar e ter a capacidade de ouvir e domínio para transmitir sua mensagem, de forma clara e objetiva, faz com que a sua liderança seja imparcial.
Lewandowski

Seres humanos são imprevisíveis, têm opiniões diferentes e buscam competitividade a todo tempo. Chefes por meio de sua função precisam limitar seus funcionários para que haja menos conflitos possíveis, com a ajuda do RH para auxiliar os mesmos,para que possam dar e usar todas as suas idéias.

Diz; Batalha.
Processos gerenciais, administração e contábeis

Para um ambiente de trabalho mais produtivo é onde pode haver conflitos de idéias, pois opiniões se divergem podendo promover melhorias. Rigidez, processos engessados não é o melhor caminho uma empresa que visa crescimento no mercado. Como se comunicar e se faz toda diferença no momento de se posicionar diante do seu superior, sabendo o que falar, como falar, podendo assim ser visto como colaborador e não conflitante.


Ass: Humildes.

Conforme dito no texto "Se a pessoa discorda do chefe, muitas vezes já é mal vista, mesmo que não haja um embate de interesses", no ponto de vista do grupo, apesar de ser comum dentro das empresas este tipo de divergência, é preciso haver entendimento, afinal quando um conflito vem a tona, é porque uma das partes está insatisfeita e nada melhor que uma boa 'DR'.

A 'DR' no meio corporativo mostra como a importância de descordar sobre um determinado assunto pode-se levar ao crescimento, portanto é necessário que ambas as partes devem chegar a um acordo através de uma conversa civilizada, respeitando a hierarquia, afinal a opinião e satisfação dos colaboradores é tão importante quando a opinião dos gestores, tudo que for para agregar a empresa em termos de crescimento é bem vindo.

Assinado: O poderoso chefão.

Realmente, o conflito é algo comum dentro das empresas, uma das maiores dificuldades em resolvê-los consiste na falta da acessibilidade aos gestores.Comentamos ainda que o gestor deve ser imparcial, analisando o conflito num todo para acertar as situações entre as partes. Sendo assim, vendo a veracidade dos fatos pontuando que realmente é correto e importante para empresa.
RETÓRICA

(AMÉRICA) - É importante que ambas as partes saibam ouvir, falar e a maneira de expressar sua opinião tirando o melhor proveito dos conflitos de forma a melhorar relacionamentos na empresa. Contudo a 'DR' tornar-se imprescindível para o crescimento profissional de cada um. Porém ela deve ser moderada para que não gere mais problemas.

Prezados alunos, todos os comentários estão sendo lidos, avaliados pela concisão, lógica no assunto e objetividade.
Saudações cordiais.
Professora Ms. Marília Mendes

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