26 maio 2017

A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL ESTRATÉGICA- DEFININDO OS CONTORNOS DE UM CONCEITO 
Wilson da Costa Bueno*
Não há dúvida de que os profissionais de comunicação empresarial anseiam
por essa situação exemplar: afinal de contas, ela, se verdadeira, terá consolidado de vez a importância da comunicação no processo de gestão das organizações. Mas, para sermos justos com o conceito e com a realidade, precisamos considerar que a comunicação empresarial brasileira, antes de chegar ao Olimpo, tem ainda que vencer alguns desafios, e que eles, necessariamente, não são tão fáceis de ser superados.
De imediato, é necessário considerar que a comunicação empresarial não
flui no vazio, não se realiza à margem das organizações, mas está umbilicalmente associada a um particular sistema de gestão, a uma específica cultura organizacional e que é expressão, portanto, de uma realidade concreta. Para que a comunicação empresarial seja assumida como estratégica, haverá, pois, necessidade, de que essa condição lhe seja favorecida pela gestão, pela cultura e mesmo pela alocação adequada de recursos (humanos, tecnológicos e financeiros), sem os quais ela não se realiza. A intenção ou o desejo apenas não produz a realidade. 
Logo, se esses pressupostos não estiverem devidamente satisfeitos, será prematuro concluir pelo caráter estratégico da comunicação empresarial. Mais ainda: a comunicação não será estratégica em função unicamente do trabalho mais ou menos competente dos profissionais de comunicação. Há exigências outras que, infelizmente, fogem ao seu controle.  Quais seriam essas exigências?

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http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/viewFile/146/137

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Profª Ms. Marília Mendes