12 agosto 2015


Times Square- Agosto de 2015
Nova Iorque é a cidade dos sonhos. Suas luzes inspiram a história que envolve as avenidas e a famosa Times Square. Embora não muito baratas, as atividades em NY foram intensas, desde o glamour das lojas mais famosas, do Central Park, do passeio de navio até a Islandy Ferry Boat, contemplando a Estátua da Liberdade, até os característicos pubs, que servem os deliciosos drafts no verão.


STATUE OF LIBERTY

LOVE SCULPTURE AT NEW YORK
Depois de percorrer as avenidas de Nova Iorque, em um tour de sete dias, embarquei para Washington D.C. para o IV Encontro Mundial sobre o ensino de português, na Georgetown University. Washington é considerada a irmã mais velha de Brasília. Também planejada, a cidade é o eixo administrativo dos EUA e muito bem dividida nos setores comerciais e residenciais.
NEW YORK-Agosto de 2015
Na Georgetown University em Washington D.C.
No encontro, estiveram presentes professores que trabalham com o português como língua materna, língua estrangeira e também como língua de herança. 
Representando os países onde são desenvolvidos os trabalhos, cada professor teve a oportunidade de apresentar sua comunicação oral, caso da minha apresentação no dia 08 de agosto. Como parte de um trabalho desenvolvido na área da Linguística Aplicada, na UFMG, minha pesquisa traz uma aplicação pedagógica a partir da mídia impressa popular, com vistas ao estudo do léxico na educação básica.
Street of D.C.

Pennsylvania Avenue

United States Capitol
O encontro trouxe surpreendentes novidades acerca do ensino da nossa língua e trocas muito produtivas em relação à importância do português como língua materna e como língua estrangeira. Encontramos muitos brasileiros no evento, professores que trabalham com o português como língua de herança no mundo todo, também convocados à participação desse encontro. A seleção passou pelo crivo dos trabalhos inscritos e do ineditismo das pesquisas acadêmicas. Agradeço à AOTP e ao professor Luis Gonçalves, presidente da associação, que me selecionaram em tão expressiva oportunidade. Sim! Meu trabalho foi mais uma etapa vencida com muito sucesso. Graças a Deus!
O Obelisco e o Lago da Reflexão entre o Lincoln Memorial e o Washington Monument
ROSSLYN AREA AT VIRGINIA

Esperamos rever toda essa turma em Berkeley, na Califórnia, em 2016.
IV EMEP EM WASHINGTON D.C.
Todas as imagens pertencem ao meu arquivo pessoal e possuem direitos autorais reservados.

                      Professora Marília Mendes