06 abril 2014







A fábula é uma das mais antigas maneiras de se contar uma história. O autor grego Esopo usava os animais como personagens nas suas histórias e, através delas,  ele criticava os valores da sociedade de sua época, propondo uma discussão acerca de comportamento, valores, as lições do dia a dia, a luta entre o bem e o mal, da qual se tira um ensinamento. Acredita-se que Esopo tenha vivido no século VI antes de Cristo. Alguns acreditam que ele tenha sido um escravo na Grécia, mas não há provas históricas de que ele tenha existido. Contudo, há mais de 300 histórias, com características semelhantes, que podem ter sido escritas por ele. 

 O gênero fábula é uma narrativa em prosa ou um poema épico breve, de caráter moralizante, protagonizado por animais, plantas ou até objetos inanimados, o que nos permite um olhar aguçado para o processo de personificação que dá movimento ao texto.
Os animais são reconhecidos neste gênero literário por algum aspecto ou qualidade do homem como, por exemplo, a força do leão; a astúcia da raposa, e o trabalho incessante da formiga. Para a pedagogia, a fábula tem fins didáticos que podem auxiliar na formação de crianças e de jovens. Quando os personagens são seres inanimados ou objetos, a fábula recebe o nome de apólogo. 

No caso das fábulas de Esopo, há uma perfeita coerência entre a narrativa ficcional e o texto didático. Para a psicologia, a fábula é usada na terapia cognitiva através das formas de psicoeducação, que destacam as distorções cognitivas e os possíveis transtornos dos pacientes. A fábula permite uma representação mental no uso das metáforas, ilustrando os erros para que eles sejam corrigidos através de estratégias impactantes, dada a eficácia de aplicação do modelo que mobiliza emocionalmente o paciente.


 Entre uma parte narrativa e uma breve conclusão moralizadora, discute-se uma verdade ou reflexão de ordem moral. Os personagens agem de forma a deixarem um ensinamento para o leitor/receptor. A partir desta semana, iniciamos nosso projeto de Literatura com todas as turmas do 1º ano. O projeto foi idealizado pelo professor Wellington (Literatura) e terá a participação das professoras Marília e Alexsandra (Língua Portuguesa). 
Desejo a todos os alunos do 1º ano  uma boa leitura! 

                     Professora Marília Mendes

Café Contexto