27 agosto 2013

 
O Pronatec é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico, instituído pelo Governo Federal em 2011. A parceria com o SENAI, que tem sido de grande importância para a capacitação de milhares de jovens em todo país, tem atingido a meta de formar milhares de alunos em, aproximadamente, dois anos. Hoje, em um grande evento na Serraria Souza Pinto, muitos dos meus alunos estiveram presentes em uma solenidade de formatura nos cursos de formação inicial e continuada, especialmente os que concluíram o curso de Administração  em junho e agosto de 2013 na FATEC.
 
Além de cumprirem um currículo com as matérias do técnico, os alunos ainda têm, desde 2012, um acompanhamento pedagógico de Português e Matemática, o que muito tem contribuído no desenvolvimento de suas competências em diferentes linguagens. São mais de 50 mil vagas de cursos gratuitos, custeados pelo governo e pela indústria, garantindo a todos os participantes do programa vale transporte, alimentação e material didático.


A presidente Dilma esteve presente na formatura de 2600 alunos do Pronatec e, em seguida, acompanhada por políticos e representantes de vários núcleos envolvidos no projeto, fez caminhada na praça da Liberdade. A visita da presidente Dilma também marca a inauguração de um novo espaço cultural em BH, o centro cultural Banco do Brasil (CCBB), na praça da Liberdade.
 
Fazer parte deste projeto tem sido gratificante. A ideia de oportunizar capacitação em Língua Portuguesa a jovens que, talvez, não teriam a mesma chance sem a iniciativa do governo e da indústria, é um trabalho de grande expressão e de sensibilidade. Cada dia tem sido um novo investimento, uma nova prática pedagógica. Parabéns a todos os meus alunos formandos!
 
                  Professora Marília Mendes