20 fevereiro 2011

Quase às vésperas do carnaval , o parque da Cidade, entre sexta e sábado, abrigou no Pavilhão A , o encontro da Folia de Reis. Conheço essas festas folclóricas do berço de Minas, no Vale do Jequitinhonha , em Almenara e mesmo em Ouro Preto, que mantém viva a tradição portuguesa da festa dos Reis , com cantadores e instrumentistas que comemoram a chegada do menino Jesus e  a visita dos três reis Magos. 

Aqui , na capital federal, no entanto, foi a primeira festa da qual participamos . Imagino que encontros tão característicos como esse resgatam a cultura popular do país e expandem a tradição das violas, dos chocalhos, entre pandeiros e triângulos, mestres e foliões.
Uma festa que os portugueses trouxeram sem muita religiosidade e o brasileiro se incumbiu de transformá-la em um encontro religioso, com canções e adereços bem próprios dos festejos católicos. 

As visitas, geralmente feitas em procissão, celebram o nascimento de Jesus e os foliões buscam as oferendas de casa em casa. No parque da cidade, as oferendas ficaram por conta de muita música, gastronomia e fantasias , coincidentes com o término do horário de verão. Achamos uma festa típica de muito bom gosto.Como valeu !!!

"Santos Reis vai despedindo
Deixando muita saudade.
Vai deixando muita benção
Pro povo desta cidade."
                                          Marília Mendes